| 07/12/2005 13h12min
O Fortaleza estaria contratando um advogado na cidade do Rio de Janeiro para encaminhar, ainda na tarde desta terça, uma ação ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo a exclusão do Inter do Brasileirão. A informação é do repórter da Rádio Gaúcha Sérgio Guimarães.
A queixa do clube cearense estaria baseada no Artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que proíbe os clubes de entrarem na Justiça comum e/ou se beneficiarem de medidas impetradas por terceiros, cuja pena é a exclusão do campeonato e multa de R$ 50 mil a 500 mil. Caso fosse penalizado, o Inter seria rebaixado à Série B do Brasileirão.
O diretor do Departamento Jurídico do Fortaleza, Francisco José Gomes da Silva, admitiu que o clube estuda a possibilidade de entrar com a ação. Segundo Franzé, a decisão deverá ser tomada após reunião na tarde desta quarta.
Se o Inter fosse excluído do Brasileirão, perderia vaga na
Libertadores do ano que vem, abrindo uma
brecha para o Palmeiras que, por sua vez, cederia lugar ao Fluminense. Depois de todas essas mudanças na tabela, o Fortaleza seria o último clube a entrar na Sul-Americana do ano que vem. Além disso, o Coritiba voltaria à Primeira Divisão.
O Inter, no entanto, ainda trata a notícia como boato, já que não recebeu nenhuma notificação oficial. Segundo o vice-presidente de Serviços Jurídicos colorado, Luiz Antônio Lopes, caso o Fortaleza ingresse mesmo com a ação, ao menos haverá um processo legal.
– Vamos ter a oportunidade de defesa, vamos ter um julgamento, e nós vamos nos defender e dizer que não temos nada a ver com essa ação. Nós só podemos trabalhar em termos de palpite porque tudo, até agora, é boato. Nós não temos nada oficial – destaca o dirigente.