| 16/11/2005 09h18min
Representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão reúnem-se hoje à tarde com os fiscais federais agropecuários que estão em greve desde 7 de novembro. A reunião será realizada no Ministério do Planejamento e a expectativa da categoria é de que o governo apresente uma proposta que atenda às reivindicações.
De acordo com a Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, atualmente, além dos baixos salários, os fiscais estão em número insuficiente para cobertura de todo o território nacional; não dispõem de uma Escola Superior de Fiscalização Federal Agropecuária para capacitação permanente; estão sujeitos a contingenciamento (bloqueio) dos recursos orçamentários programados para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e não há reestruturação remuneratória e aperfeiçoamento da carreira fiscal.
A categoria é responsável pela fiscalização, controle e prevenção de enfermidades em lavouras e rebanhos. A associação lembra, contudo, que para garantir a segurança sanitária no país e evitar o aparecimento de doenças como a febre aftosa, é necessária a liberação de recursos financeiros, contratação de fiscais em número suficiente para atender a demanda de um país com dimensão continental e condições adequadas de trabalho.
AGÊNCIA BRASIL