Software | 28/10/2008 08h55min
A Microsoft apresentou nessa segunda o Windows Azure, um protótipo de sistema operacional que pretende simplificar o desenvolvimento de aplicativos na web e cuja versão comercial será lançada em 2010. O Azure foi apresentado em Los Angeles na Conferência de Desenvolvedores Profissionais (PDC, em inglês), organizada pela empresa todos os anos para divulgar seus avanços na criação de software.
– O dia de hoje representa um marco para a Microsoft e para a comunidade de desenvolvimento. Apresentamos uma série de tecnologias sem igual que darão novas oportunidades aos desenvolvedores de web e desenvolvedores empresariais por igual – assegurou Ray Ozzie, chefe da área de criação de software da multinacional.
A nova plataforma do Windows representará uma base operacional para produção de programas que ofereçam serviços na internet à qual os usuários terão acesso diretamente através da web.
Atualmente, o Azure se encontra em fase de testes e foi liberado para o uso de um número restrito de especialistas, que darão sua opinião sobre o sistema para definir melhorias antes de levá-lo definitivamente ao mercado.
Sem dar detalhes, Ozzie ressaltou que o novo sistema "terá um preço competitivo" que se adaptará às necessidades dos usuários e antecipou que, durante 2009, os analistas continuarão trabalhando para prepará-lo ao público.
– Nos próximos 24 meses seguiremos recebendo comentários para torná-lo um serviço que dê valor – explicou Luis Daniel Soto, diretor-executivo de Novas Tecnologias da Microsoft para a América Latina.
De acordo com Soto, o Azure simplificará a criação de aplicativos que atualmente podem existir, mas que são complexos.
– Com isto, habilitamos os desenvolvedores de software para que possam alcançar uma base de pequenas e médias empresas mais ampla sem que tenham que fazer um investimento em hardware, isso facilita os testes piloto e beneficia todos os novos jogadores neste ecossistema – destacou.
Soto insistiu em que esta plataforma permitirá a estudantes, com as habilidades que aprendem em aulas, criar serviços que alcancem a empresas de todo o planeta.
O Azure nasceu com a idéia de revolucionar o mundo de aplicativos e serviços na web, a fim de automatizar as relações entre empresas e clientes e aumentar a conectividade.
– Eu espero que meus dispositivos se reconheçam e espero que, se tiro uma foto com o celular, esta apareça instantaneamente no computador da minha casa – explicou Soto.
O Windows Azure proporcionará hospedagem, administração de serviços, armazenamento em escala, computação e redes, e terá de componentes básicos Microsoft SQL Services, Microsoft.NET, Live Services, assim como Microsoft SharePoint e Dynamics CRM Services.
A PDC 2008 começou nessa segunda e termina no dia 30 de outubro.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.