Software | 02/10/2008 08h43min
O CEO da Microsoft Steve Ballmer revelou nesta quarta que a gigante dos softwares tem planos de lançar uma plataforma voltada à cloud computing. Segundo Ballmer, o objetivo é dar a programadores um sistema operacional para o desenvolvimento de aplicações na internet.
O Windows Cloud – como Ballmer chamou – deve estar disponível dentro de um mês. O sistema operacional foi apresentado pelo chefe da MS em um evento de TI em Londres.
Cloud computing é o termo aplicado a programas que rodam em um navegador e cujo processamento se dá em datacenters na grande maioria das vezes distantes dos usuários.
Sendo econômico nos detalhes, Ballmer deixou claro que o Windows Cloud é um projeto separado do Windows 7, sistema operacional que vai suceder o Windows Vista nos desktops.
Empresas como a Google a Salesforce.com têm abraçado o conceito de softwares pela internet, o que pode significar menos custos e manutenção para os usuários das aplicações.
Segundo o site Infoworld, a Microsoft está ansiosa por apresentar seus planos para a nuvem computacional, já que é marcadamente do ramo de softwares para desktops.
Toda a movimentação pela cloud computing não significa , no entanto, que o pacote Office deixará de existir para o desktops. Mas é possível que surjam aplicações que permitam a edição de arquivos, via web.
Produtos como SharePoint, Exchange e-mail e o Dynamics Customer Relationship Management terão serviços online extra integrados.
Um dos maiores concorrentes da empresa no ramo é a Google, que tem as aplicações Docs e Spreadsheets, as quais Baller minimiza.
– Nós queremos software mais poderoso do que aquele que roda em um browser.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.