| 29/06/2006 18h16min
A imprensa esportiva da Argentina destinou nesta quinta grande parte de sua cobertura à arbitragem na Copa do Mundo, e alertou para a designação do eslovaco Lubos Michel para o jogo de sexta contra a Alemanha pelas quartas-de-final.
Os principais diários de Buenos Aires atribuem hoje a Michel uma série erros em favor do Brasil no confronto em que a seleção pentacampeã mundial venceu Gana por 3 a 0 pelas oitavas-de-final do Mundial, em partida disputada na última terça.
Também apontam que houve uma disputa entre as federações de futebol da Argentina e da Alemanha na Fifa na hora de designar os árbitros do próximo confronto entre as duas equipes, em Berlim.
A imagem de Michel também desperta certo receio entre os torcedores argentinos, porque o eslovaco dirigiu há um ano o jogo em que a seleção do país empatou por 2 a 2 com a Alemanha pela Copa das Confederações, em território alemão. Na final, os sul-americanos perderam para o Brasil, que ficou com o título, por 4 a 1.
Lubos Michel, de 38 anos, cometeu vários erros na partida entre Brasil e Gana, destacou o jornal La Nación. Já o diário esportivo Olé publica uma foto do árbitro junto a um sorridente Ronaldo sob o título "O amigo do gordo", em referência ao atacante da Seleção Brasileira, que ao marcar contra Gana passou a ser o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.
O diário publicou até os mais ínfimos detalhes do currículo do personagem eslovaco e ressaltou que sua atuação tem sido fraca até agora no Mundial da Alemanha.
– Acertou no pênalti de Portugal contra o México (2 a 1), mas errou ao dar uma cobrança para os mexicanos e depois ao não apitar outro – para os latino-americanos.
Contrariando a maioria da imprensa argentina, o Diário Popular avaliou que Michel é um bom árbitro, e que a seleção nacional não teve sorte, em referência ao empate do ano passado com a Alemanha e a goleada sofrida contra o Brasil na Copa das Confederações.
– Por isso, mostrou neste Mundial que é um juiz rápido, que segue de perto as ações e que tem pulso, sem medo de aplicar cartões para coibir a falta de disciplina – acrescentou o jornal.
– Vamos ver para quem ele dará o vermelho – perguntou, por sua vez, o diário Página/12, que assim como outros veículos locais sustenta que a Fifa propôs Jorge Larrionda para comandar o jogo contra a Alemanha, mas que os alemães se opuseram porque esse juiz é uruguaio, país vizinho à Argentina.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.