| 17/02/2005 10h47min
As regiões Sul e Sudeste ficaram sem nenhum membro titular nas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado. Os titulares das duas mesas são parlamentares na grande maioria do Nordeste, mas há também representantes do Norte e do Centro-Oeste.
Na Câmara, mais da metade dos deputados é dos Estados do Sul e do Sudeste. No Senado, que representa a Federação, cada Estado tem três senadores.
A Câmara e o Senado têm presidentes nordestinos, Severino Cavalcalti (PE) e Renan Calheiros (AL), ao contrário do que ocorria até o dia 14, quando a Câmara era presidida por um paulista, João Paulo Cunha, e o Senado por um maranhense, José Sarney.
A primeira vice-presidência da Câmara ficou com o alagoano José Tomaz Nonô (PFL), a do Senado ficou com o acreano Tião Vianna (PT). Depois da presidênca, a primeira-secretaria é considerado o cargo mais importante das mesas. No Senado, esta ficou com o paraibano Efraim Moraes (PFL) e na Câmara com o pernambucano Inocêncio Oliveira (PMDB).
Na mesa do Senado os demais cargos ficaram com Antero Paes de Barros (PSDB-MT) – segunda vice-presidência; João Alberto (PMDB-MA) – segunda secretaria; Paulo Octávio (PFL-DF) – terceira secretaria; Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) – quarta secretaria.
Na Câmara, a segunda vice-presidência ficou com Ciro Nogueira (PP-PI); a segunda-secretaria com Nilton Capixaba (PTB-RO); a terceira-secretaria com Eduardo Gomes (PSDB-TO) e a quarta com o deputado João Caldas (PL-AL).
As informações são da Agência Brasil.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.