| 16/02/2005 18h05min
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), trabalha na Câmara para fortalecer o grupo governista e evitar que os parlamentares do partido contrários à permanência na base aliada tomem conta da bancada.
O deputado José Borba (PR) foi derrubado da liderança do PMDB pelo colega Saraiva Felipe (MG). Na terça, dia 15, Felipe entregou um documento na secretaria geral da Câmara com a assinatura de 48 deputados favoráveis ao seu nome. A bancada peemedebista é composta no momento por 94 deputados, mas o número tem oscilado bastante para cima e para baixo nos últimos dias.
Felipe, ligado ao ex-presidente Itamar Franco, tem uma posição mais próxima do grupo do PMDB contrário a fechar uma aliança político-partidária com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições 2006.
– Eu tenho trabalhado para mediar conflitos no PMDB, mais do que nunca esse é o meu papel... Essa divisão não pode continuar porque isso expõe o partido, desgasta muito. Há um quadro óbvio de divisão e o líder mais representativo no momento é o Borba – afirmou Renan nesta quarta.
Apesar de oficialmente Felipe ser considerado o líder, Borba tem comentado nos bastidores que não perdeu sua condição de liderança e ironizado que o colega é líder do "PMDB do B". Felipe encaminhou aos deputados uma convocação de reunião para a próxima quarta, dia 23, para escolher através do voto secreto o novo líder.
– Embora tenha sido escolhido pela maioria da bancada... penso que não haverá a necessária legitimidade se não submeter meu nome ao voto secreto, livre e democrático – consta do comunicado assinado pelo deputado mineiro.
As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.