| 01/03/2004 16h47min
O clima político mais ameno e o fluxo cambial positivo levaram o dólar comercial a fechar as negociações desta segunda, dia 1º, em baixa de 0,41%, cotado a R$ 2,893 na compra e R$ 2,894 na venda. Esta é a menor cotação desde 27 de janeiro.
Apesar da melhora de humor, o cenário econômico ainda não animou os investidores. Com a manutenção dos juros básicos da economia e os números ruins sobre o crescimento da economia, os investidores decidiram reavaliar suas projeções para este e o próximo ano.
Pesquisa do Banco Central junto às instituições financeiras revelou que o mercado reduziu a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de 2004, além de elevar a estimativa sobre os juros básicos da economia neste ano.
Em palestra proferida nesta segunda, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, rebateu as críticas ao conservadorismo do Comitê de Política Monetária (Copom). Segundo ele, a manutenção da taxa Selic em janeiro e fevereiro buscou evitar uma bolha de crescimento, que colocaria em risco as metas de inflação e a estabilidade da economia.
Em visita ao Brasil, o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Horst Köhler, disse que o Fundo estuda formas de incentivar o crescimento econômico no Brasil e outros países emergentes.
Com informações do Globo Online.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.