| 01/03/2004 11h15min
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, atribuiu a contração do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano passado à crise de confiança que atingiu o país em 2002, ano da eleição presidencial. Dados de sexta, dia 27, mostraram que a economia teve queda de 0,2% em 2003, seguindo a alta de 1,9% no período anterior.
– A contração do primeiro semestre fez com que a média do ano de 2003 tenha sido negativa, mas houve crescimento no segundo semestre – disse, nesta segunda, dia 1°, em palestra numa faculdade em São Paulo.
Segundo Meirelles, o crescimento da economia brasileira no último trimestre do ano representa uma taxa anualizada de 6,14%, "um dos maiores crescimentos do mundo no período''. O presidente do BC ponderou, no entanto, que dificilmente um ritmo como esse de expansão poderá ser mantido ao longo de 2004. Meirelles reiterou que o desafio do país é crescer de maneira sustentada este ano e acrescentou que há condições de registrar uma expansão de 3,5% ou mais.
– A economia não está estagnada... o PIB brasileiro está crescendo, como demostra a forte expansão no quarto trimestre – disse.
As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.