| hmin
O ministro do Exterior da Turquia, Yasar Yakis, indicou nesta quinta, dia 20, que uma resposta "sim ou não'' ao pedido de Washington para o uso do território turco por militares não será possível, já que há muitos assuntos pendentes. O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse em Washington que espera ouvir da Turquia até o final desta quinta se o país aceita a proposta final de ajuda financeira dos EUA em troca do posicionamento de suas tropas nas fronteiras turcas para um possível ataque no Iraque.
– Nossas negociações continuam em muitos temas. Apresentamos nossa posição à América em muitos destes temas, queremos uma resposta deles –disse Yakis.
Os Estados Unidos expressaram frustração com os adiamentos da Turquia em marcar uma votação no parlamento que permita a presença de dezenas de milhares de tropas norte-americanas, consideradas essenciais no planejamento da guerra. Em troca, a Turquia quer garantir o máximo de apoio financeiro para sua frágil economia, bem como garantias de que os EUA não permitirão a formação de uma entidade curda separada no norte do Iraque depois da guerra. Ancara teme que isso provoque intranquilidade entre a minoria curda em seu território.
A Turquia, membro da Otan, quer estacionar tropas ao longo da fronteira com o Iraque durante qualquer conflito, sem depender do comando dos EUA. Isso evitaria um fluxo de refugiados iraquianos e uma possível volta de centenas de turcos curdos armados, que estão abrigados nas montanhas do norte do Iraque, diz a Turquia. As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.