| hmin
A ampliação do comércio bilateral entre Brasil e Estados Unidos para US$ 60 bilhões em quatro anos e para US$ 100 bilhões em oito anos está entre as metas do futuro governo. A informação foi dada nesta quinta, dia 21, pelo secretário de Relações Internacionais do PT, deputado federal Aloizio Mercadante.
Na manhã desta quarta, Mercadante participou de reunião na Granja do Torto com o secretário de Estado assistente para a América Latina do governo dos Estados Unidos, Otto Reich. O coordenador da transição de governo, Antônio Palocci, e o presidente nacional do PT, deputado José Dirceu, também estavam presentes. Segundo Mercadante, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participou do início da reunião, disse que o novo governo pretende ampliar o comércio bilateral e abrir mais mercado para o Brasil, a fim de assegurar o desenvolvimento econômico do país, gerar mais empregos e agregar divisas.
O governo Lula, ainda de acordo com Mercadante, pretende negociar em igualdade de condições com o governo norte-americano, já que as relações comerciais bilaterais sofreram um desequilíbrio significativo nos últimos anos. Atualmente, disse o deputado, a participação brasileira nas importações dos Estados Unidos é de apenas 1,8%. Mercadante informou ainda que as exportações norte-americanas para o Brasil cresceram 116% nos primeiros quatro anos do governo de Fernando Henrique Cardoso e que a contrapartida brasileira foi de apenas 5%.
As informações são da Agência Brasil.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.