| 04/08/2002 23h59min
Emprego foi o primeiro tema proposto aos quatro principais concorrentes ao Palácio do Planalto, no debate promovido neste domingo, dia 4 de julho, pela TV Bandeirantes. O confronto entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PPS), José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB) foi o primeiro embate entre presidenciáveis desde 1994.
Lula ocupou o microfone no início do programa, transmitido a partir das 21h30min. O presidenciável iniciou sua fala pedindo que Deus iluminasse "a cabeça de cada um de nós" e voltou a repetir que a geração de empregos será uma obsessão de seu governo, casa seja eleito. O petista considera necessário a criação de 10 milhões de empregos. Lula pretende investir nas pequenas e médias empresas e em cooperativas.
– Se nós queremos gerar emprego é preciso virar esta página da história brasileira e entrar em outro ciclo, o ciclo de apoio ao setor produtivo brasileiro – afirmou Garotinho, o segundo a responder como pretende abrir novas oportunidades de trabalho no país.
Os dois primeiros blocos do programa foram caracterizados por um clima tranqüilo, sem enfrentamentos entre os presidenciáveis. O momento de maior tensão ocorreu entre Garotinho e Serra, no segundo bloco do programa, quando os presidenciáveis faziam perguntas uns aos outros. O ex-governador havia questionado Serra sobre a dispensa de recrutas das Forças Armadas. Na resposta, Serra disse que era candidato "do meu governo, do governo José Serra".
– O candidato do governo tem vergonha do partido dele. Ele é candidato do governo dele, que não existe ainda – disse Garotinho.
Garotinho foi o primeiro a chegar à sede da TV Bandeirantes, no Morumbi, zona sul da capital paulista, antes das 21h. Serra e Ciro chegaram logo depois. Ciro chegou acompanhado da namorada, a atriz Patrícia Pillar e não fez declarações à imprensa. Serra passou rapidamente pelas pessoas que estavam em frente à Bandeirantes. Lula chegou ao estúdio minutos antes do início do debate. A Justiça Eleitoral dispensou a emissora de convidar José Maria de Almeida (PSTU) e Rui Costa Pimenta (PCO) porque pertencem a partidos sem representação na Câmara dos Deputados. Almeida tem menos de 1% na mais recente pesquisa de intenção de voto do Ibope. Pimenta não atinge essa marca.
Uma briga envolvendo cabos eleitorais de José Serra e Ciro Gomes tomou conta das ruas que cercam a sede da TV Bandeirantes, no Morumbi, zona sul da capital paulista. O confronto ocorreu antes do início do debate, por volta das 20h.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.