| hmin
Neste fim de semana, os candidatos ao governo do Estado concentraram suas ações em municípios do Interior. Tarso Genro, da Frente Popular (PT-PC do B-PCB-PMN), visitou Cachoeirinha e Viamão, na Região Metropolitana.
O ex-prefeito da Capital pediu aos eleitores para que não dêem chances ao "retrocesso e ao modelo neoliberal".
– Há uma armação política para tentar resgatar o governo Britto, fazendo a população esquecer que ele vendeu estatais e demitiu milhares de servidores, afirmou, referindo-se ao candidato do PPS, Antônio Britto, em comício-relâmpago realizado no sábado, 3 de agosto, em Viamão.
Segundo a mais recente pesquisa de intenção de voto do Ibope, Britto lidera a disputa com 36 pontos percentuais ante 29 de Tarso. O ex-prefeito disse desconfiar do instituto e que irá desmentir o levantamento.
Durante visita a Nonoai, no Alto Uruguai, no sábado, Britto visitou a única das 20 farmácias de manipulação implantadas em seu governo. No roteiro, Britto esteve acompanhado do deputado estadual Iradir Pietroski (PTB), candidato à reeleição, que tem sua principal base eleitoral na região. Desde o início da campanha, foi a primeira vez que o PTB, livre da coligação com o PDT imposta pela sua direção nacional, participou de um ato do candidato da União pelo Rio Grande (PPS-PFL-PT do B-PSL). Pietroski foi secretário do Trabalho e Ação Social nos dois últimos anos do governo de Britto (1995-1998).
Celso Bernardi (PPB), terceiro colocado no levantamento, disse que a pesquisa não apresentou novidade em relação às anteriores. Segundo ele, tanto os avanços como os decréscimos dos percentuais enquadram-se dentro da margem de erro. Para Bernardi, que percorreu 19 municípios entre sábado e domingo, somente depois do inicio dos programas eleitorais de rádio e televisão é que haverá a definição da preferência do eleitorado:
– Aí a fotografia das pesquisas poderá tratar com fidelidade a realidade da campanha.
Em visita a Caxias do Sul, Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul, na Serra, o candidato da coligação União pelo Rio Grande (PMDB-PSDB-PHS), Germano Rigotto, prometeu governar em parceria com os municípios:
– Teremos uma via de mão dupla com todos os municípios, garantindo os repasses que lhes são de direito.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.