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A Varig anunciou nesta quinta-feira, dia 25, a integração da rede de linhas domésticas com suas subsidiárias Varig Nordeste e Rio Sul. O objetivo é reduzir custos e elevar a taxa de ocupação de seus vôos, abatida pela piora do cenário macroeconômico. A Varig Nordeste concentra vôos para a região Nordeste, enquanto a Rio Sul, vôos executivos.
O processo de integração prevê também a devolução de 11 aeronaves - quatro 737-400 e sete 737-300 - entre os meses de agosto e setembro à General Electric e, paralelamente, a contratação de outras quatro aeronaves. Com isso, o grupo espera aumentar sua taxa de ocupação de 58%, no primeiro semestre, para 68% a 70% na segunda metade do ano. Pretende ainda elevar sua rentabilidade de 4% para 6% a 8%.
Segundo comunicado da companhia, "a decisão foi tomada levando em consideração os efeitos atuais da conjuntura econômica brasileira e internacional, em especial a recente desvalorização cambial que provocou um arrefecimento da demanda por vôos do Brasil para o exterior, além do aumento dos preços de combustíveis".
A Varig atravessa uma grave crise financeira. Os problemas financeiros vêm forçando a maior companhia aérea brasileira a parcelar salários este mês e a devolver aviões. A empresa, que tem uma dívida de US$ 900 milhões, aguarda um plano de capitalização, que envolve o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e está sendo negociado também com grupos estrangeiros e fornecedores.
Com informações da Agência Reuters.
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