| 03/05/2002 19h29min
O PTB gaúcho confirmou a intenção de enfrentar o diretório nacional do partido e de retirar o apoio à candidatura de José Fortunati (PDT) ao governo do Estado, aliando-se ao PPS do ex-governador Antônio Britto.
Uma consulta realizada durante a reunião extraordinária do diretório estadual do partido, ocorrida durante a tarde desta sexta-feira, dia 3, na Assembléia Legislativa, apontou que 92,8% dos 210 participantes do encontro concordam com a indicação do ex-governador. A candidatura Fortunati obteve a aprovação de 1,5%. O candidato Germano Rigotto, do PMDB, foi o escolhido por 2%. Já 0,5% apontou o pré-candidato petista Tarso Genro. Yeda Crusius, do PSDB, e Celso Bernardi, do PPB, não foram mencionados.
A executiva do PTB decidiu estender a consulta às 22 coordenadorias regionais da legenda no Estado.
– Estamos buscando o apoio jurídico, se for o caso, afirmou o presidente da Assembléia Legislativa e candidato a senador pela sigla, Sérgio Zambiasi, referindo-se à ameaça de intervenção feita pela direção nacional do PTB.
Zambiasi disse ainda que as manifestações das coordenadorias deverão ser feitas até o dia 15. O posicionamento dos filiados servirá como argumento da executiva estadual junto ao comando nacional para rever o acordo firmado com o PDT no dia 30 de abril.
O pacto nacional determina o apoio à candidatura presidencial de Ciro Gomes (PPS), o que foi reafirmado na reunião ocorrida nesta sexta (Ciro obteve aprovação de 91,05% dos participantes do encontro). Mas a aliança obriga os dois partidos a se coligarem nos Estados, resolução que desagradou ao PTB estadual, favorável a Britto.
O partido também decidiu que não indicará o candidato a vice de Fortunati se a coligação for mantida. Caso a aliança com o PDT prevaleça, o PTB pretende manter excluída da aliança as candidaturas aos parlamentos. O temor da legenda é de o que o PDT seja favorecido na disputa, aumentando sua bancada, enquanto o PTB corre o risco de ter reduzido o número de vagas que ocupa na Assembléia.
A consulta foi divulgada pelo vice-presidente estadual do PTB, Cláudio Manfrói, em entrevista coletiva concedida no final do encontro. Manfrói também distribuiu aos jornalistas uma nota aprovada pelo diretório, reafirmando o apoio a Ciro Gomes, reconhecendo como legítimas as candidaturas de Fortunati e de Britto e defendendo a adoção de uma nova estratégia para as eleições proporcionais.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.