A Educação Precisa de Respostas | 15/05/2014 18h59min
Há dois anos Isadora Faber chamou a atenção do Brasil e do mundo por postar em uma página do Facebook os problemas que via na escola pública onde estudava em Florianópolis. De lá pra cá, como ela mesma diz, tudo mudou. Ganhou mais de 626 mil seguidores na mídia social, é convidada para dar palestras e virou exemplo para outros estudantes. Toda essa história ela conta em um livro que será lançado nesta sexta-feira na Livraria Catarinense do Beiramar Shopping com sessão autógrafos.
O livro "Diário de Classe: A Verdade — A história da menina que está ajudando a mudar a educação no Brasil" levou um ano para ficar pronto e narra em ordem cronológica como era a vida de Isadora antes da criação da página em 2012 e tudo o que aconteceu depois.
O convite para que ela escrevesse a história partiu da própria editora, a Gutenberg. Isadora lembra que foi escrevendo por partes e enviando cada capítulo à editora para a revisão, que retornava com as correções.
A garota ainda vive as consequências da página criada com a pretensão de melhorar a escola. A rotina de estudos é dividida entre eventos e palestras. Desses encontros, a garota diz que conseguiu tirar bons exemplos e iniciativas em prol da educação brasileira.
— Eles abriram os meus olhos. Sempre tem pessoas que têm trabalhos e projetos para ajudar as escolas. É um incentivo para eu continuar — afirma a menina.
Ela mesma tem buscado contribuir com a melhora do ensino com a criação de sua ONG Isadora Faber, que está pronta para iniciar projetos. Um deles pretende premiar bons estudantes de escolas públicas da Capital.
A garota que se formou no ano passado no ensino fundamental frequenta agora um colégio particular no Centro da cidade, onde faz o 1º ano do ensino médio. Além de achar o estudo mais puxado, percebe diferenças no tratamento. Ao começar a denunciar os problemas da antiga instituição, sofreu represálias de colegas e professores.
— Agora eles me apoiam. Professores e alunos vão no lançamento do livro e antes não era assim. Os professores eram contra e foi bem difícil — diz.
A um mês de completar 15 anos, Isadora coleciona homenagens e referências pelo seu pioneirismo. Além de ter sido destaque nos principais jornais, revistas e portais do país, ganhou destaque internacional, como no jornal francês Le Monde e no britânico Financial Times, que a apontou como um dos 25 brasileiros para serem acompanhados. Já recebeu prêmios como Faz diferença, dado pelo jornal O Globo e o prêmio Trip Transformadores, em 2013, da revista Trip.
::O lançamento::
O livro: Diário de Classe: A Verdade - A história da menina que está ajudando a mudar a educação no Brasil, ed. Gutenberg, 272 pág., R$ 34,90.
Onde: Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Florianópolis.
Quando: sexta-feira, às 19h30min
Quanto: Gratuito
Informações: (48) 3271-6030
Isadora Faber, 14 anos, lança nesta sexta-feira seu livro onde conta a hostória do Diário de Classe
Foto:
Alvarélio Kurossu
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.