| 02/09/2012 22h45min
O professor de matemática criticado por Isadora Faber, 13 anos em sua página do Facebook e afastado pela Secretaria de Educação de Florianópolis, falou rapidamente com o DC na tarde deste domingo.
Em poucas palavras, por telefone, Aloisio José Battisti reafirmou o que havia dito ao DC na semana passada, por meio da Secretaria de Educação e da direção da Escola Básica Maria Tomázia Coelho, instituição no Norte da Ilha onde lecionava e onde estuda Isadora. Disse que não daria entrevistas.
— Preciso de um pouco de tempo para me manifestar. Estou para entrar com uma ação contra a Secretaria de Educação e prefiro não dar entrevistas antes de falar com o advogado do sindicato (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Florinaópolis, Sintrasen) — falou Battisti.
O professor não soube informar o tipo de ação que vai mover contra a Secretaria de Educação, caso isso aconteça.
— Passei por um processo de avaliação na Secretaria, fui exposto na internet. Por enquanto, não vou falar — concluiu Battisti.
A ligação estava ruim, o sinal do celular cortava a todo o momento. Quando perguntado se poderia conversar pessoalmente com a reportagem, a ligação caiu. A reportagem então foi até a casa do professor na Grande Florianópolis. De novo, ele se negou a dar entrevistas.
Uma vizinha cuja identidade foi preservada disse que o professor é uma pessoa "de boa índole, tranquilo, que nunca deu problemas. Pelo contrário, sempre está disposto a ajudar".
A presidente do Sintrasen, Rosangela Soldatelli disse que o sindicato ainda não decidiu se entra ou não com a ação. Falou que estão reunindo documentação para entregar ao advogado do sindicato na tarde desta segunda-feira quando a situação será definida.
Rosangela disse que ainda não teve acesso à avaliação do desempenho do professor feita pela Secretaria e à defesa escrita de Battisti. A presidente do Sintrasen voltou a afirmar que a demissão de Battisti foi precipitada.
Aloisio José Battisti é formado em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina desde 2002. Ele foi contratado pela escola em 19 de agosto de 2011 em caráter temporário como professor substituto da disciplina.
Na fanpage de Isadora, Diário de Classe, a estudante postou um vídeo da aula de matemática mostrando a algazarra e comentários sobre o professor como "Hoje de novo tivemos aula de matemática, que é a aula mais bagunçada de todas, foi muito ruim, estávamos lá gritando" e " Na aula de matemática, o professor bateu na mesa para ficarem em silêncio, e todos começaram a imitar ele, então comecei a filmar".
Aloisio foi afastado pela Secretaria de Educação na última quinta-feira. Seu substituto estará à disposição da escola a partir desta segunda-feira, segundo a Secretaria de Educação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.