clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 29/08/2012 22h57min

Escola de Florianópolis começa a ser reformada após exposição no Facebook

Na volta ao colégio, aluna Isadora Faber é recebida com elogios dos colegas

Roberta Kremer  |  roberta.kremer@diario.com.br

No relógio, o ponteiro marcava 8h. Isadora Faber, de 13 anos, entra em sua sala de aula, depois de se tornar uma febre no Facebook e estampar os principais jornais e sites do país. No quadro, a melhor surpresa do dia: "Parabéns, Diário de Classe: a Verdade", nome de sua página na internet. Esse foi o recado de sua turma a garota que mudou a realidade de onde estuda postando na rede social fotos, comentários e vídeos sobre as condições de ensino e estrutura física da Escola Maria Tomázia Coelho, na Praia do Santinho, em Florianópolis. Na quarta-feira, eram visíveis os resultados do impacto causado pela mobilização provocada por Isadora: o colégio se transformou um canteiro de pequenas obras e reparos.

Por onde Isadora passava, os alunos — que antes eram retraídos sobre o assunto e só demonstravam aprovação por meio da internet — agradeciam. Poucos estudantes disseram considerar a exposição dos problemas da escola no Facebook incorreta. A fanpage, criada em julho, alcançou mais de 164 mil curtidas até as 19h de ontem, sendo 90% das assinaturas feitas nos três últimos dias. Ela recebeu comentários de pessoas de 19 países.

 Confira imagens de Isadora Faber na escola onde estuda 

Nos corredores, a maioria das crianças a olhavam como uma porta voz, que conseguiu expor a um grande universo o problema da sua comunidade escolar na bela praia, que geralmente recebe os olhares de fora somente na temporada de verão.

A alegria da mocinha ao ver a concretização de sua revolução virtual continuou ao conferir os reparos no prédio. As lâmpadas queimadas estavam sendo trocadas, as tampas dos vasos sanitários recolocadas, as paredes pintadas, os bebedouros estavam sendo reposicionados.

Na hora da saída, o DC ouviu os alunos. As opiniões eram semelhantes:

— Graças ao Diário de Classe, o vidro quebrado de minha sala foi trocado — contou uma garota.

Confira a entrevista com Isadora



Melhorias devem ser concluídas em 15 dias

Duas equipes de manutenção da prefeitura vão trabalhar nos próximos 15 dias para concluir as melhorias. A quadra de esportes, já conhecida por milhares de usuários de facebook na internet, será consertada em uma outra etapa. O diretor de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação, Maurício Amorim Efe, disse que está fazendo um levantamento dos recursos para ver a possibilidade de inserir a reforma no orçamento deste ano. Ainda precisará de licitação.

Se por um lado a satisfação estava expressada nos rostos da maioria das crianças, os professores estavam assustados com toda a repercussão daquilo que ficaria restrito as paredes da classe.

Queila (que não quis identificar o sobrenome), a professora de português que Isadora comentou no facebook ter dado uma aula sobre exposição na internet para humilha-la, não deu aula na sala de sétima série da menina. Queila disse que se sentiu constrangida por ter seu nome nos posts do Facebook e garante que o tema foi abordado por estar incluso no projeto nacional Olimpíada de Língua Portuguesa. Quer processar os pais da garota. Alguns estudantes afirmaram ter percebido uma certa malícia na professora, outros acham que Isadora tomou para si a bronca. Mas todos estão impressionados com a dimensão da voz da colega, aquela boa aluna, que costumava ser quieta em sala.

— As pessoas estão me parabenizando na rua. Dizem: é isso mesmo, mostre os problemas de sua escola. Precisamos de mais pessoas como você. Até os candidatos a prefeito ligaram para minha mãe para eu aparecer nos programas eleitorais, mas ela já negou. Não quer que isso tudo se torne algo politico. Também não quero — expressa Isadora, mostrando que já percebe os interesses e o valor que alcançou sua imagem.

A garota já é reconhecida por onde passa. Na volta do colégio para casa, um carro passa e o caroneiro grita o novo apelido de Isadora.

— É isso aí menina do face!

Ela responde com um sorriso. Se leva a sério a luta pela melhoria de sua escola, mostra que acha graça do momento de fama.

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.