clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo  | 23/05/2013 18h54min

Falar do texto de maneira entusiasmada ajuda a despertar o gosto dos futuros leitores, diz especialista

Beatriz Cortese do Cenpec participou nesta quinta de uma videoconferência pelo Hangout

Atualizada às 20h32min

Fazer com que a pessoa tome gosto pela leitura é um dos principais desafios do mediador, que precisa tornar as palavras compreensíveis para quem lê. Falar com entusiasmo sobre um texto ou um livro é um bom começo para atrair o interesse do futuro leitor.

Esses e outros aspectos foram levantados por Beatriz Cortese, coordenadora de projetos do do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que participou, nesta quinta-feira, de uma videoconferência online do Diário Catarinense, usando o Hangout, uma ferramenta do Google+.

Além do incentivo a ler, Beatriz falou sobre o Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo, que vai reconhecer bons trabalhos de mediação de leitura e tem apoio técnico do Cenpec. As inscrições estão abertas até o dia 14 de julho, e são voltadas a professores e educadores da rede pública e particular. Projetos comunitários também podem concorrer em uma terceira categoria.

O doutor em educação Roger Hansen também foi convidado para participar da conversa. Mas por problemas técnicos, não conseguiu interagir no Hangout.

::Trechos do bate-papo::

Incentivar a leitura

"Pessoa com dificuldade de compreender um texto tem grandes chances de não querer mais continuar a ler. Mas quando consegue tirar o sentido dele, a leitura flui. Muitas são as formas de mediar a leitura e várias estratégias são possíveis. A primeira coisa é que o mediador de leitura escolha um texto do qual goste, para saber falar sobre o texto, saber fazer uma boa apresentação do conteúdo. Saiba vender o texto. A hora que ele faz isso, sem dúvida, ele envolve o futuro leitor"

Quem pode mediar

"Na escola, todos os educadores devem ser mediador. Fora da escola, podem ser os pais ou os avós. Pode ser um livreiro também. A leitura pode ser incentivada em todas as idades. Não existe uma idade mínima para começar a fazer isso"

Como saber se a mediação acontece

"Eu tenho uma filha pequena e analiso como fazem a mediação da leitura na escola dela. Ela sempre me conta por que escolheu o livro e sabe autores que gosta ou não. Ela já faz uma seleção e demonstra boa prática nisso. Agora se a criança escolhe o livro porque a capa é cor-de-rosa, então se vê que não houve mediação"

Bibliotecários

"Um dos principais mediadores de leitura. Conhece o acervo e pode sugerir os melhores livros, e os melhores textos para as pessoas. Há bibliotecários que fazem mediação com crianças, jovens e adultos, fazendo uma roda de leitura. Outros indicam livros com base nos autores preferidos da pessoa. Ou ainda porque envolve uma característica que a pessoa goste, como uma história de amor"

Para concorrer ao Prêmio RBS

"Para professores, educadores de escolas públicas e particulares. Não precisam estar necessariamente trabalhando em sala de aula. Serão premiados também pessoas que fazem trabalhos em instituições como bibliotecas públicas, praças ou igrejas. Podem ser funcionários da instituição ou trabalhar de forma autônoma. Não precisa ser um grande projeto, mas um trabalho que cumpra a tarefa para fazer com que os alunos compreendam o que leem".

::Sobre o Prêmio::

Para reconhecer boas práticas de educação, que incentivem a leitura, o Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho lançaram o Prêmio RBS de Educação — Para Entender o Mundo. O tema do concurso é mediação de leitura, ou seja, uma forma criativa de fazer a ponte entre o texto e os leitores.

Prazo de inscrições
Até 14 de julho — relatos podem ser postados até 10 de agosto

Onde se inscrever
No site www.premiorbsdeedecacao.com.br, onde está o regulamento.

DIÁRIO CATARINENSE

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.