A Educação Precisa de Respostas | 06/04/2013 06h11min
A estudante Thais Xister Ricken, 11 anos, escreveu sua própria poesia. Foi preciso criatividade e dedicação para rimar palavras e expressar o que sentia. Não bastasse esse desafio, a menina agora lerá seu trabalho para todos os alunos do Caic Professor Mariano Costa.
Mais: Confira imagens do projeto
Mas ela não precisará subir em um palco. Vai usar apenas um microfone. Vai ler a poesia dentro de uma sala específica, chamada de oficina midiática, onde são realizadas as aulas extracurriculares de rádio web. A escola tem um canal de rádio na internet e qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode acessar e ouvir os trabalhos dos alunos do colégio do bairro Adhemar Garcia.
O projeto foi implantado em 2006 com o apoio do governo do Estado. O melhor de tudo é que os investimentos foram pequenos. A página na internet, Podomatic, é gratuita e qualquer pessoa pode criar sua rádio web.
O Caic aproveitou a oportunidade e transformou em projeto pedagógico. Comprou um microfone para computador, que custa cerca de R$ 20, e começou a gravar suas histórias. Claro que foi preciso fazer uma oficina para aprender a usar os programas de edição de áudio.
— A oficina de rádio é uma atividade no contraturno. Os alunos que estudam à tarde vêm de manhã para desenvolver um programa. A média é um programa por mês. Os professores também estão pensando em atividades e trabalhos dentro das disciplinas que a rádio pode ser utilizada — explicou a professora responsável pelo projeto, Antônia Vieira de Souza.
A cada semestre, 12 estudantes participam da iniciativa. Os alunos ainda não sabem se, profissionalmente, vão querer seguir nas ondas do rádio. Mas, pelo menos, já conseguiram sentir o gostinho de falar e de serem ouvidos por dezenas de pessoas e, de quebra, aprender mais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.