Educação Infantil | 14/12/2012 18h43min
A secretária municipal de Educação de Porto Alegre, Cleci Jurach, falou com Zero Hora sobre os trâmites para o reagendamento da apresentação de fim de ano de 460 crianças de 21 escolas municipais para este domingo. Inicialmente marcado para quinta-feira, no Araújo Vianna, o evento foi cancelado por causa de uma falha no orçamento. A nova data foi marcada após intervenção do prefeito José Fortunati. Confira os principais trechos da entrevista:
Zero Hora — Como se chegou a essa alternativa para remarcar a apresentação?
Cleci Jurach — Nosso prefeito (José Fortunati) conversou com o secretário Sergius (Sergius Gonzaga, secretário da Cultura), que tinha uma agenda no auditório Araújo Vianna no domingo para o encerramento do ano da banda municipal que já havia contratado recursos. O secretário está nos abrindo um horário, a banda se apresenta das 17h às 19h, e das 19h às 21h é a apresentação das crianças.
ZH — O prefeito tinha sido consultado antes do cancelamento?
Cleci — Não, ele não foi consultado, ele foi comunicado do cancelamento. Nós colocamos ao prefeito que estávamos em função dessa ausência de previsão e ele intercedeu com o Sergius.
ZH — A essa altura as escolas e as crianças já haviam sido avisadas do cancelamento...
Cleci — Sim. Então, hoje de manhã chamamos uma reunião em que, se as direções entendessem que ainda contemplariam as expectativas das nossas crianças e das famílias, nós tínhamos essa possibilidade. E a maioria aceitou.
ZH — Por que essa possibilidade não foi questionada antes do cancelamento?
Cleci — Sou secretária municipal de Educação, não do Araújo Vianna. Não tenho por que saber do horário disponível lá. O Sergius só ficou sabendo porque saiu na imprensa, que foi quando o prefeito foi conversar com ele para ver se poderia interferir para ver se podíamos fazer esse evento não mais naquela data (quinta-feira), porque não teria prazo, mas fazer numa data diferente. Em momento algum nós cancelamos o evento, nós transferimos para o início do ano, nós íamos abrir nosso ano letivo com essa apresentação, seria um grande momento da educação infantil. Só que daí começaram os questionamentos, porque muitos dos artistas mirins são do Jardim B, que sai da escola e vai para o ensino fundamental. Eles poderiam não estar se apresentando no início do ano, foi isso que levou o nosso prefeito a buscar ajuda junto com o Sergius nesse espaço.
ZH — O pedido de intervenção do prefeito não poderia ter sido feito antes pela secretaria?
Cleci — Não, nós eliminamos as possibilidades. Como o grupo queria que fosse na data de quinta-feira, nós não teríamos como executar. Vejam bem, nós estamos entrando de carona num evento. E eu acho que é isso que a imprensa tem que levar em consideração: sim, com intervenção de quer quer que seja, se quiseres colocar que foi com a intervenção do prefeito, o evento vai sair no domingo, com todas as possibilidades e a sociedade ver um belo espetáculo.
ZH — Houve algum pedido de desculpas aos diretores?
Cleci — Eu pedi desculpas como secretária municipal de Educação pelo ocorrido, porque eu assumo que foi um erro da SMED e tenho dito isso desde o início, vocês publicaram isso. Eu não tenho problema de, quando eu erro, pedir desculpas. O problema é quando as pessoas erram e ainda se acham, não entendem que isso é uma possibilidade de rever o que foi feito e servir de lição. É isso que nós estamos usando aqui na Secretaria, é um evento que vai servir para marcar o antes e o depois aqui dentro da Secretaria Municipal de Educação. As pessoas não podem criar expectativa, principalmente com crianças da educação infantil, e não atender.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.