Educação Infantil | 12/12/2012 13h46min
Um erro da Secretaria Municipal de Educação ocasionou o cancelamento de uma apresentação musical de cerca de 460 de crianças de creches e escolas de educação infantil da Prefeitura de Porto Alegre. O acerto para o espetáculo no Araújo Vianna nesta quinta-feira foi feito com as escolas há cerca de dois meses. Meninos e meninas de mais de 20 escolas de áreas de baixa renda esperavam para cantar para cerca de 3 mil pessoas. No repertório, estariam 25 canções compostas por eles com as professoras e gravadas em CD neste ano.
>>> "Nunca mais vou dançar", diz Sara, de cinco anos, depois do cancelamento
O evento seria o grand finale do Nosso Som, projeto de musicalização infantil da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que trabalhou música com os pequenos durante todo o ano na Capital. Segundo a Smed, a apresentação foi cancelada por um problema de planejamento:
- Os custos de segurança, limpeza e transporte não foram incluídos no planejamento do orçamento. O evento consta apenas como "buscar parcerias", mas isso não foi feito. O orçamento fechou no dia 7 de dezembro sem a previsão destes gastos e depois disso nada mais pode ser incluído - admite a secretária Cleci Jurach.
O problema de organização, que ocasionou a falta dos R$ 13,6 mil necessários para a realização do evento, e o aviso em cima da hora por parte da secretaria indignou professores e pais.
– A gente tenta explicar, mas é difícil fazer as crianças entenderem uma falta de respeito como essas. Adultos estão acostumados com esse tipo de atitude, mas eles ensaiaram meses para serem avisados poucos dias antes que todo o trabalho foi em vão. É um descaso sem tamanho – lamenta Daniel Colvara, pai das irmãs Laura, 6, Helena, 4, alunas da Escola Municipal de Educação Infantil Humaitá, que se apresentariam na quinta-feira.
A escola no bairro na zona norte de Porto Alegre participaria com 48 alunos e quatro músicas no espetáculo. Professores, alunos e pais fizeram brechó, rifa e outras mobilizações para arrecadar fundos para a confecção de fantasias e cenários. Os ensaios foram realizados durante todo o ano e, mesmo com a promessa da secretaria de que a apresentação ocorrerá em março de 2013, a vice-diretora, Janaína Souza Neuls, conta que a notícia foi um balde de água fria:
– A gente tenta minimizar a frustração deles, dizendo que vai ser feita no ano que vem, mas sabemos que a maioria das crianças está no jardim B e sairão da escola. Será difícil juntar todo mundo de novo. Vamos tentar fazer a apresentação no colégio escola ao lado para que o trabalho e o esforço de toda a comunidade não sejam perdidos. Nós devemos isso às crianças.
ZERO HORA
Laura Colvara Nunes, 6 anos, se apresentaria com os colegas no Araújo Vianna na quinta-feira
Foto:
Andréa Graiz
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.