| 14/08/2012 19h23min
Foi por meio do jornal “A Notícia” que o diretor Fábio de Almeida Doin, da Escola Municipal Adolpho Bartsch, de Joinville, soube a nota que a escola havia tirado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011. A conversa transcorreu assim:
– Alô. É do jornal “A Notícia” e queremos fazer uma matéria sobre o Ideb deste ano. O MEC acaba de divulgar o resultado e a escola de vocês ficou em primeiro na colocação estadual, com nota 7,9.
– Sério? Sério mesmo? Nossa, que notícia boa! – reagiu, aos gritos, o diretor Fábio.
Assim, espontaneamente, Fábio demonstrou o que representa para uma escola a boa colocação no ranking. O resultado, divulgado nesta terça pelo MEC, voltou a deixar Santa Catarina em uma boa colocação.
PDF: confira as primeiras colocadas no Estado
Junto com Minas Gerais, SC teve a melhor evolução no Ideb, com as melhores notas na categoria anos iniciais (de 1º ao 5º) do ensino fundamental. Nos dois Estados, um terço das escolas municipais alcançou Ideb superior ou igual a 6,0.
O número que coloca as escolas em ranking reforçou o bom desempenho de algumas cidades, mas não trouxe grandes variações para a maioria das escolas já bem colocadas no último índice, de 2009 (veja quadro).
Já a nota do ensino médio estadual saiu de 3,7, em 2009, para 4,0. Em toda época de divulgação de Ideb – a cada dois anos, desde 2005 – é uma correria por parte de professores e diretores para saber como sua unidade se saiu.
O município catarinense de Antônio Carlos ficou com a maior nota geral nos anos iniciais (7,5). Já Piratuba destacou-se nos anos finais (6,1). Joinville não emplacou no ranking das dez cidades catarinenses com notas mais altas – ficou com 6,2 (1º ao 5º) e 5,2 (6º a 9º)–, mas teve dois colégios na 1ª colocação do Estado em todo o ensino fundamental: a escola de Fábio e a Pastor Hans Müller.
Ficaram entre as dez melhores catarinenses as joinvilenses Governador Pedro Ivo Campos, Presidente Castello Branco, Escola Estadual Profº Germano Timm e Escola Municipal Agrícola Carlos Heins Funke.
LEIA MAIS:
Acompanhamento pedagógico
Apoio da família na vida escolar
De zero a dez, 6,0 é bom?
Medir para poder melhorar
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.