Atualizada em 04/05/2012 às 11h07min
Professores da rede estadual fecharam a SC-401 em Florianópolis, em frente ao Centro Administrativo do Governo, na tarde desta quinta-feira. As pistas foram liberadas perto das 16h15min. O comando de greve conseguiu entrar no Centro Administrativo e protocolar o pedido de audiência com o governador Raimundo Colombo. O grupo garantiu que deixou o local após o governo de SC reafirmar que não haverá negociação enquanto a greve continuar.
Veja mais fotos da manifestação dos professores de SC
O fechamento foi nos dois sentidos da SC-401 e durou cerca de meia-hora, depois os professores liberaram um sentido de cada vez. Por conta do fechamento, a fila chegou a sete quilômetros para cada lado. O objetivo da manifestação era tentar conseguir um encontro com Colombo antes de terça-feira, quando está marcada a assembleia estadual.
— Nós esperamos uma resposta e não vamos desistir. Estamos firmes esperando o retorno do governador — afirmou Alvete Bedin, presidente do Sinte.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte), os professores foram para a frente do Centro Administrativo depois de um
encontro na Praça Tancredo Neves, no Centro. Eles chegaram por volta das 14h30, ficaram na frente do prédio, mas como não foram recebidos, trancaram a rodovia.
Havia um carro de som no local. Com cartazes com frases sobre Educação, o grupo enfrentou a chuva aguardando a resposta do governo. A Polícia Militar acompanhou o movimento, e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) enviou uma viatura para impedir novas complicações no trânsito.
Negociações
Os professores querem reabertura das negociações salariais. O governo deixou de negociar com a classe dos trabalhadores depois que a paralisação foi iniciada, na segunda-feira da semana passada.
Uma das reivindicações da categoria é o reajuste do piso em 22,22% de forma igual. De acordo com o Sinte, o governo deu o aumento total somente para parte dos professores, principalmente em início de carreira. E isso dividido em cinco parcelas até 2013.
Atualmente, a rede pública estadual de ensino conta com 65,8 mil professores, dos quais 22 mil são efetivos na ativa, 19,8 mil ACTs e 24 mil aposentados, distribuídos em 1.112 unidades escolares. O número de alunos é de 640 mil.
Enquanto o Sinte estima que pelo menos 30% dos professores estão em greve, a Secretaria de Estado da Educação afirma que existe apenas 1% de adesão.
DIÁRIO CATARINENSE