| 17/04/2012 11h52min
A mobilização para a assembleia dos professores estaduais deve reunir 5 mil pessoas no CentroSul, em Florianópolis na tarde desta terça-feira. Pelo menos esta é a avaliação do sindicato da categoria. Uma reunião com cerca de 100 pessoas do Conselho Deliberativo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC (Sinte), no auditório da Fecomércio em Florianópolis, avaliou a proposta governamental na manhã desta segunda-feira.
Segundo o secretário de assuntos educacionais do Sinte, Carlos Alberto Lopes, a indicação deve sair depois que o Conselho Deliberativo avaliar a proposta, o que deve acontecer até o início da assembleia, marcada para 14h. É esta assembleia que pode decretar greve para a categoria.
Apesar de ainda não haver uma posição oficial , Lopes expõe uma avaliação comum entre os dirigentes sindicais.
— Essa proposta praticamente acaba com a carreira. Pagar 22% até dezembro e sem garantia de reajuste para todos é uma oferta muito ruim.
Entre as delegações, a informação divulgada pelo Sinte é de que as maiores comitivas devem ser de Criciúma, Joinville, Joaçaba, Lages e Brusque. Somadas, essas cidades devem contribuir com 900 pessoas. Outras 1.500 são aguardadas das cidades da Grande Florianópolis.
Em função da assembleia convocada, centenas de estudantes devem ficar sem aulas nesta terça-feira. Até 11h45min, no entanto, Sinte e Secretaria de Estado da Educação não possuíam dados concretos sobre a falta de professores.
O governo estadual propôs ao Sinte que o aumento de 22,22% no piso nacional dos professores seja dado em cinco parcelas que seriam pagas gradualmente até o dezembro de 2013.
Para o sindicato, o aumento determinado pelo Ministério da Educação, tem de ser aplicado a todos os professores imediatamente e deve ser reatrotivo a janeiro, quando a medida foi publicada.
Cerca de 100 pessoas estiveram na reunião do Conselho Deliberativo do Sinte, na manhã desta terça
Foto:
Guto Kuerten
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.