| hmin
Em uma rodada final cheia de variáveis, onde cada jogada poderia decidir com quem ficaria o troféu, Jaraguá do Sul levou a melhor e conquistou seu segundo título do xadrez feminino na história dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O primeiro troféu foi em 2001.
Jaraguá venceu a última partida em andamento, somou 14 pontos e comemorou o título nesta quarta, dia 5, na 43ª edição da competição, em Blumenau.
Itajaí ficou em segundo com 13,5 pontos; Concórdia em terceiro, com 12,5; e Blumenau em quarto, com 12.
O time campeão contou com Juçana Correa, Iana Aparecida, Viviane Koerich, Karina Kansler, Vanessa Engelman e Jaqueline Pamplona.
Na última rodada, chegaram com chances de ficar com o título Concórdia, que com uma equipe prata da casa estava surpreendendo; Itajaí, município que pela primeira vez investe na modalidade; Blumenau, que contava com a experiência da mestre Regina Ribeiro; e Jaraguá do Sul, que trouxe duas paulistas e que também estava cotada para levantar o troféu.
Para o coordenador da modalidade nos Jasc, Enio Bozzano, foi o ano mais disputado dos últimos tempos, devido a mudança do sistema de disputa. Nos anos anteriores os melhores colocados na fase classificatória faziam semifinal e final.
Em Blumenau foi usado o sistema Suíço, com cinco rodadas e o campeão seria definido por pontos corridos.
O vice-presidente da Federação Catarinense de Xadrez (CBX), Haroldo Cunha, comemorou o equilíbrio das disputas e o alto nível da competição nos Jasc. Lembrou ainda que com a mudança do regulamento, que não teve jogos regionais, cidades com pouca tradição, mas com excelentes enxadristas, puderam participar dos Jasc.
– Somos o segundo estado brasileiro em jogadores cadastrados na CBX, e dessa maneira, conseguimos estimular e divulgar o xadrez no Estado – disse.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.