| 26/01/2006 11h18min
Um vendedor de frangos de Jacarta morreu após seus exames darem positivo para o vírus da gripe aviária, informaram hoje fontes hospitalares.
A vítima, de 22 anos, trabalhava em mercado da Capital. O jovem estava internada no hospital de doenças infecciosas Sulianti Saroso de Jacarta.
O porta-voz do hospital, Ilham Patu, declarou à imprensa que a vítima tinha entrado em contato com frangos mortos pouco antes de contrair o vírus H5N1.
As autoridades sanitárias da Indonésia estão à espera dos resultados das análises das amostras enviadas ao laboratório de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Hong Kong.
Uma equipe de especialistas da OMS está na Indonésia para analisar os mercados tradicionais do país e detectar práticas de risco.
Após uma avaliação preliminar, o consultor regional de saúde ambiental da OMS, Alexander von Hildebrand, advertiu que é necessário melhorar as condições de saúde e de higiene nesses mercados para reduzir o risco de contágio.
A gripe aviária é uma doença animal que se transmite com grande facilidade entre as aves de granja e tem um índice de mortandade entre as aves superior a 80%.
Desde sua reaparição na Coréia do Sul, em dezembro de 2003, a doença matou mais de cem milhões de frangos no Sudeste Asiático e contagiou 152 pessoas de vários países, sendo que 83 destas morreram.
Os países que registraram mortes por causa da doença são Vietnã (42), Tailândia (14), Indonésia (14), China (7), Camboja (4) e Turquia (2).
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.