| 25/01/2006 12h56min
Os exames feitos em um vendedor de frangos de um mercado de Jacarta hospitalizado deram positivo para a gripe aviária, informaram hoje as autoridades de saúde indonésias.
Hariadi Wibisono, diretor de erradicação de doenças animais do ministério da Saúde, declarou que seu departamento está à espera da confirmação do laboratório de referência que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem em Hong Kong.
– Achamos que ele contraiu o vírus no mercado onde vendia frangos – disse Wibisono, acrescentando que o paciente, de 22 anos, está internado no hospital de doenças infecciosas Sulianti Saroso de Jacarta.
O anúncio coincidiu com a visita de uma delegação da OMS a Jacarta com o objetivo de identificar práticas de risco nos mercados tradicionais do país.
– A cada dia ocorre uma interação em massa entre humanos e aves nos mercados tradicionais e úmidos, e isto pode ser um risco potencial de transmissão da gripe aviária – disse em comunicado Alexander von Hildebrand, consultor regional de saúde ambiental da OMS.
Após visitar vários mercados tradicionais de Jacarta, os representantes da OMS disseram às autoridades indonésias que é necessário melhorar as condições de saúde e aumentar as medidas preventivas básicas contra o vírus. A OMS confirmou 19 casos de gripe aviária na Indonésia, 14 deles mortais.
O vírus H5N1 atingiu 16 países asiáticos e europeus nos últimos dois anos. A doença matou 83 pessoas no Vietnã (42), na Tailândia (14), na Indonésia (14), na China (7), no Camboja (4) e na Turquia (2).
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.