clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/01/2006 10h50min

Portugal fabricará vacinas contra a gripe aviária em humanos

Projeto de parque industrial requer um investimento próximo a 27 milhões de euros

O laboratório português Medinfar anunciou hoje em comunicado que fabricará vacinas contra a gripe aviária em humanos a partir de 2007, enquanto disporá da variante contra a gripe comum em 2008.

A Medinfar esclareceu que para conseguir esse objetivo será apresentado hoje no Parque Industrial de Condeixa (Coimbra), no norte do país, o projeto de construção da primeira fábrica de vacinas contra a gripe aviária em Portugal.

O projeto requer um investimento próximo aos 27 milhões de euros para um centro que ocupará 5 mil metros quadrados e cujo custo será dividido entre o Estado e a empresa.

O laboratório ressaltou que após a implementação do centro serão produzidas 40 mil doses contra a gripe comum semanalmente, satisfazendo mais de 60% das necessidades do mercado português.

O projeto da Medinfar se inclui no Plano Tecnológico promovido pelo Executivo socialista, devendo criar 45 novos postos de trabalho diretos, a maioria de nível universitário.

A Medinfar, fundada em 1970, é uma companhia de capital português especializada na fabricação de remédios que requerem prescrição médica.

A empresa lembrou que atualmente só Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão e Reino Unido produzem vacinas contra a gripe comum.

O laboratório estimou que a capacidade mundial de produção de vacinas contra a gripe aviária em humanos só permite cobrir as necessidades de 450 milhões de pessoas.

A iniciativa supõe um novo passo no plano do governo socialista de recuperação econômica do país, e segue o anúncio da semana passada de construir em Portugal uma fábrica do multinacional sueca da mobília e decorações Ikea, com a criação de cerca de 500 postos de trabalho diretos.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.