clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 07/03/2006 13h10min

Porto Alegre recebe a versão agrária do Fórum Social

Entidades de 81 países debatem até sexta conflitos rurais

Porto Alegre respira marchas, protestos, reuniões e encontros reservados em nome da reforma agrária. Desde ontem representantes de mais de 900 entidades de 81 países se acotovelam no campus da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) para a 2ª Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural. Hoje, deve ocorrer uma espécie de aula prática de conflito nesta área para os visitantes estrangeiros.

Diplomatas, jornalistas e ativistas de outros países foram convidados para rumar até o front agrário do Rio Grande do Sul, em Coqueiros do Sul, onde 700 PMs se preparam para retirar 2 mil sem-terra que se recusam a deixar uma fazenda invadida há sete dias. A visita é organizada por ONGs que acompanham extra-oficialmente o encontro – com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) à frente.

Um ônibus saiu às 3h de Porto Alegre, com freis capuchinhos e convidados estrangeiros, até a Fazenda Coqueiros, pertencente a Félix Guerra, velho desafeto do MST.

A conferência que começou ontem é composta por dois encontros. Um, oficial e repleto de diplomatas em ternos e tailleurs, é promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Para este, foram convidados ministros da Agricultura e Reforma Agrária de mais de 30 países. O outro, paralelo, é armado por ONGs e sua colorida e barulhenta militância, que promete quebrar o tom comedido das palestras do evento oficial, organizado pelo governo Lula.

As ONGs transformaram a conferência numa versão agrária do Fórum Social Mundial. Dois grandes acampamentos foram montados por organizações rivais do meio rural. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) colocou seus militantes no Parque de Exposições de Esteio, enquanto a Via Campesina (guarda-chuva que reúne o MST e seus co-irmãos com terra) acampou 800 integrantes no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, no coração de Porto Alegre.

A FAO, que banca a conferência oficial, e o governo federal, que organiza o encontro, não divulgaram os custos do evento, que termina sexta-feira.

ZERO HORA
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.