clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/05/2005 22h11min

Bush rebaixa general envolvida em caso de Abu Ghraib

Desempenho de militar foi classificado como “seriamente ineficiente”

Uma general de uma estrela tornou-se nesta quinta, dia 5, o primeiro militar de alta patente a ser punido pelo escândalo de abuso de detentos na prisão iraquiana de Abu Ghraib, depois que o presidente dos EUA, George W. Bush, a rebaixou para coronel.

A general Janis Karpinski recebeu a punição depois de lideranças militares terem julgado seu desempenho como "seriamente ineficiente" e a acusaram de ter ocultado uma detenção por roubo em uma loja no passado. O Exército informou em comunicado que Karpinski foi rebaixada ao posto de coronel, apesar de as investigações feitas por inspetores do Exército terem "determinado que nenhuma ação ou falta de ação de sua parte contribuiu especificamente para o abuso dos detentos em Abu Ghraib".

Karpinski disse no ano passado que ela estava sendo usada como um "bode expiatório conveniente" pelo abuso de detidos que teria sido responsabilidade de outros. O anúncio foi feito 13 dias depois de o Exército ter divulgado a exoneração do general Ricardo Sanchez, ex-comandante dos EUA no Iraque, bem como de três outros oficiais importantes.

A publicação de fotos denunciando abusos por parte de soldados norte-americanos contra os prisioneiros detidos em Abu Ghraib, nos arredores de Bagdá, provocou críticas internacionais contra os EUA.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.