clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 31/03/2005 16h38min

Itália pode retirar 300 soldados do Iraque em setembro

Medida ainda não tem o aval dos Estados Unidos

A Itália planeja retirar 10% dos seus mais de 3 mil soldados estacionados no Iraque em setembro, disse nesta quinta, dia 31, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

– Já há um plano para a retirada de 300 de nossos soldados, sem enfraquecer nossa presença (no Iraque), no final de setembro – disse ele em entrevista   televisão estatal RAI.

Berlusconi, forte aliado dos Estados Unidos, anunciou no início deste mês que planejava dar início à retirada das tropas do Iraque em setembro. Mas depois ele aparentemente voltou atrás, dizendo que não havia nenhuma data determinada para qualquer retirada. O premiê italiano disse nesta quinta que o último plano de retirada ainda não era definitivo, e destacou que precisava de aprovação dos aliados na coalizão liderada pelos EUA e do governo iraquiano.

– Quando tivermos um acordo definitivo e tivermos falado com os aliados e houver um acordo com o governo iraquiano, nesse dia eu irei ao Parlamento – disse ele.

O anúncio de Berlusconi foi feito pouco antes das eleições regionais em 3 e 4 de abril. A Itália tem o quarto maior contingente estrangeiro no Iraque depois de Estados Unidos, Grã-Bretanha e Coréia do Sul, e qualquer retirada significante deixaria um buraco na rede segurança internacional do Iraque.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.