clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Filme anti-Kerry gera polêmica nos EUA

Emissoras de TV recuam e decidem exibir apenas trechos

Um documentário que critica a atuação do candidato à presidência John Kerry na época da Guerra do Vietnã está provocando polêmica nos EUA. Depois de anunciar sua exibição na íntegra na noite de hoje, o grupo Sinclair Broadcast – que possui 62 emissoras de TV – recuou e afirmou que apenas trechos do documentário serão transmitidos dentro de um programa jornalístico cujo tema será justamente o papel da mídia em relação a esse tipo de dilema.

O filme Honra Roubada: Feridas que Nunca Cicatrizam apresenta entrevistas com ex-prisioneiros de guerra no Vietnã em que eles dizem ter ficado mais tempo no cativeiro devido às declarações feitas por Kerry na época de que as tropas americanas haviam cometido atrocidades no país do Sudeste Asiático. Depois de voltar do Vietnã, onde comandou um barco de patrulha no Delta do Mekong, Kerry somou-se aos críticos da guerra.

O anúncio da exibição derrubou as ações do grupo de comunicação, levando a empresa a mudar os planos e optar pela transmissão de apenas trechos menos polêmicos do documentário. Houve também quem defendesse um boicote de anunciantes ao grupo. O Sinclair Broadcast, que alcança 25% dos lares americanos, vinha sendo criticado por ter ordenado as suas emissoras que interrompessem a programação normal para a exibição dos 42 minutos do documentário.

A polêmica abalou o grupo. O chefe da sucursal de Washington foi demitido por ter se oposto à exibição do filme. O grupo também demitiu o jornalista Jon Leiberman por ter falado sobre o caso a um jornal, "violando a política da empresa sobre questões internas". Em declarações publicadas na segunda-feira pelo jornal The Baltimore Sun, Leiberman havia classificado o documentário de "tendenciosa propaganda política, com clara intenção de influenciar a eleição". O jornalista, de 29 anos, disse ter defendido em uma reunião interna a opinião de que o programa não era um trabalho jornalístico.

Essa foi a segunda vez que a exibição da íntegra do documentário foi suspensa. No início da semana, um cinema em Jenkitown, na Pensilvânia, cancelou a apresentação depois de uma confusão entre militantes democratas e republicanos na porta do estabelecimento.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.