clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Bush acusa Kerry de equívoco fundamental na guerra antiterror

O presidente norte-americano, George W. Bush, acusou nesta quarta, dia 20, o democrata John Kerry de ter uma compreensão "fundamentalmente equivocada" da guerra contra o terrorismo, já que não considera o Iraque um cenário desse conflito.

Numa entrevista à Reuters a bordo do Air Force One, Bush também rebateu as críticas de seu opositor de que será o primeiro presidente desde Herbert Hoover, da época da Depressão, a presidir uma economia que perdeu empregos sob seu mandato.

Bush também questionou a recomendação de um médico do Capitólio de que os parlamentares recebam a vacina contra a gripe. A escassez da vacina se tornou um assunto da campanha eleitoral, e Bush vem pedindo aos norte-americanos em boas condições de saúde que deixem de ser imunizados para garantir que haja doses suficientes para as crianças e os idosos.

– Eu não vou tomar a vacina da gripe – declarou Bush.

As pesquisas mostram que os norte-americanos confiam mais em Bush que em Kerry no que diz respeito à guerra contra o terrorismo, apesar das fortes acusações do senador de que Bush se preocupou mais com o Iraque que com os terroristas.

– É exatamente por isso que o povo americano entende que ele tem uma compreensão fundamentalmente equivocada da guerra contra o terror, e por isso que a posição dele vai transformar o mundo num local mais perigoso –afirmou Bush.

Sentado na cabine da frente do avião presidencial, Bush falou sobre o militante jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, o suposto mentor de uma série de ataques a bomba e decapitações no Iraque.

– Zarqawi é um terrorista. Estamos lutando contra ele no Iraque. Meu oponente parece achar que, se não estivéssemos combatendo no Iraque, Zarqawi se tornaria um cidadão pacífico. Ele estaria planejando, pronto para atacar. Ele tem de ser derrotado ali, para que não o enfrentemos aqui – disse Bush.

O presidente, que faz campanha em Iowa, Minnesota e Wisconsin, também previu que as eleições iraquianas serão realmente realizadas em janeiro, apesar dos temores de que o país não tenha segurança suficiente para que o pleito ocorra.

– Acredito que haverá eleições em todo o Iraque – disse Bush. –Essa é a intenção do governo iraquiano. O primeiro-ministro (Ilyad) Allawi me disse.

Bush refutou qualquer comparação de seu governo com a administração de Hoover.

– Durante o mandato de Herbert Hoover, com o aumento de impostos e políticas protecionistas, houve 10 anos de Depressão. Sob a administração de George W. Bush, com corte de impostos e abertura de mercados, houve uma das mais leves recessões da história americana – afirmou.

Bush disse acreditar que os eleitores votarão nele porque sabem que ele tem um plano para vencer a guerra contra o terror.

– E eles viram o que fiz com a economia. Essa economia está ficando forte e cada vez mais forte.

Sobre a recente declaração do secretário do Tesouro, John Snow, de que o aumento do desemprego era um "mito", Bush observou:

– Não falei com o secretário Snow, mas todos nós da administração compreendemos que houve o fechamento de vagas ... mas também foram criados 1,9 milhão de novos empregos nos últimos 13 meses.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.