clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Milhares saem às ruas de Israel para apoiar retirada de Gaza

Praça principal de Tel Aviv ficou lotada por causa da manifestação

Mais de 100 mil israelenses foram às ruas neste sábado, dia 15, para pressionar o premiê Ariel Sharon a seguir adiante com seu plano de abandonar a Faixa de Gaza. A praça principal de Tel Aviv ficou lotada por causa da manifestação, convocada por grupos de esquerda que planejam transformá-la em um dos maiores protestos do "campo pacifista'' israelense.

A morte de 13 soldados israelenses nesta semana na Faixa de Gaza ampliou o apoio popular à desocupação de Gaza nas pesquisas, apesar de esse plano ter sido recentemente rejeitado em referendo pelo partido direitista Likud, do governo. A passeata de sábado deve evocar as lembranças do clamor popular que levou Israel a desocupar o sul do Líbano em 2000, após 22 anos.

A manifestação, convocada pelo Partido Trabalhista, da oposição, e por uma coalizão de grupos pacifistas, começou com um momento de silêncio pelos soldados mortos nas três emboscadas ocorridas em quatro dias.

A maioria dos israelenses vê Gaza como um investimento custoso, que deve ser abandonado, mas outros consideram que a desocupação unilateral seria um "prêmio ao terrorismo palestino,'' que incentivaria os militantes a manterem sua campanha de atentados suicidas.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.