clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Embargo de armas prejudica esforços de pacificação do Haiti

Polícia do país busca armas no mercado ilegal

Desarmar as gangues de rua, os rebeldes e as pessoas comuns pode ser a chave para a paz no Haiti. Mas isso não vai ocorrer se a polícia do país caribenho continuar impedida de adquirir armas. No momento em que um novo governo assume o poder no Haiti com o apoio dos EUA e depois da deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide, um embargo norte-americano sobre a venda de armas para o país tem se mostrado um obstáculo aos esforços de reinstalar a ordem.

– Acho que será difícil vencer esse desafio se o embargo continuar em vigor – disse o novo chefe de polícia do Haiti, Leon Charles. – O governo haitiano não será capaz de comprar o equipamento necessário para dar segurança ao povo haitiano – afirmou.

O embargo sobre a venda de armas e de outros equipamentos policiais para o Haiti foi imposto pouco depois do violento golpe militar contra Aristide em 1991. Charles disse ter conversado com o primeiro-ministro Gerard Latortue sobre o embargo e que Latortue havia prometido levar a questão para o governo norte-americano.

Nos últimos anos, a polícia tinha que buscar armas da mesma maneira que os criminosos que procurava combater.

As informações são da agência da Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.