| 16/10/2008 00h07min
Em mais uma atuação decepcionante em território nacional, a Seleção Brasileira empatou em 0 a 0 com a Colômbia na noite desta quarta no Maracanã, pela 10º rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2010. O time verde-amarelo segue na vice-liderança, agora com 17 pontos, seis a menos que o líder Paraguai. A Colômbia continua em sétimo, com 11.
No início, o Brasil encontrou dificuldades em penetrar pelo meio, e se limitou a explorar as laterais, principalmente a direita, com Maicon. Elano aparecia nos dois lados e Kaká, bem marcado, era figura apagada.
E com Kaká apagado, o Brasil não é o mesmo. Os colombianos, que entraram em campo com uma formação defensiva, sentiram a falta de objetividade brasileira e passaram a atacar. O lateral-direito Zúñiga iniciou as jogadas mais perigosas. No ataque, Quintero usava de velocidade para tentar achar o companheiro Rentería livre, mas o ex-colorado tinha dificuldades para fugir da marcação.
Os visitantes ganharam confiança, deixaram a retranca de lado e partiram para o ataque. O meia Toja perdeu duas boas chances, após receber dentro da área de Quintero. Acuado, o Brasil começou a explorar os contra-ataques. Kaká e Elano abusavam das jogadas de bola longa. Na maioria das vezes, ou o passe saía errado ou a defesa colombiana se adiantava.
A Colômbia perdeu uma boa chance aos 27 minutos, quando Bedoya, que havia dado dois chutes de longe para fora, cobrou falta e Júlio César espalmou. Rentería pegou o rebote e chutou, para nova defesa do arqueiro da Inter de Milão. O Brasil respondeu três minutos depois, quando Elano cruzou pela direita e Juan cabeceou forte para boa defesa de Agustín.
O Brasil passou a atacar mais a partir deste lance. Mas os erros de passe e a dificuldade em penetrar pelo meio persistiam. A Colômbia passou a jogar mais atrás, mesmo assim assustou no final do primeiro tempo em contra-ataque de Quintero, bem desarmado por Lúcio.
A melhor chance brasileira na etapa ocorreu aos 44 minutos, em jogada de bola parada. Elano, cobrando falta pelo meio, mandou para a área. Juan ajeitou de cabeça para Jô, que estava próximo do gol. Sem muito espaço para dominar, porém, o atacante chutou para fora.
Apesar das dificuldades, o técnico Dunga não mexeu no time no intervalo. E o Brasil seguiu cometendo erros. Aos 12 minutos, o treinador, que ouvia vaias dos torcedores cariocas desde a etapa inicial, sacou Elano, um dos melhores brasileiros em campo, para promover a entrada de Mancini. E ouviu mais vaias.
Aos 18, foi a vez de Alexandre Pato entrar em campo, no lugar de Robinho, que deixou o campo mancando. Em sua primeira participação, o ex-colorado recebeu um bom lançamento de Kaká, apareceu livre na área e chutou à direita da meta defendida por Agustín.
Rentería perdeu a melhor chance da etapa aos 24 minutos. Ele recebeu a bola dentro da área, driblou o zagueiro Lúcio e finalizou para fora.
Aos 28, o técnico colombiano, Eduardo Lara, sacou Rentería para colocar o volante Ramos, com o objetivo de manter o resultado de igualdade. O Brasil seguiu pressionando, com Pato e Kaká tentando abrir o placar em jogadas individuais, mas acabou não furando o bloqueio colombiano.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.