| hmin
O presidente interino da Argentina, Adolfo Rodríguez Saá, disse neste domingo, dia 23, que tentará chegar a um acordo de socorro financeiro com os organismos internacionais. Ele pediu ainda ajuda aos países europeus e do Mercosul para superar a crise. Segundo Rodríguez Saá, os organizações internacionais vão reagir bem às medidas anunciadas, como a suspensão do pagamento da dívida, pois "irá negociar com eles".
Em Montevidéu, o presidente uruguaio Jorge Battle anunciou que viajará nesta semana a Buenos Aires. Battle, que é presidente pró-tempore do Mercosul, pretende expressar o apoio do bloco à Argentina. O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, que se encontra na capital uruguaia, deverá integrar a comitiva de Battle.
Para o professor Gilberto Dupas, coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (Gacint/USP), o Brasil precisa ter bastante compreensão com a Argentina para ajudar o parceiro a sair do turbilhão econômico, político e social que culminou com a renúncia do presidente Fernando de la Rúa. Dupas disse que Brasília deve ser flexível e apoiar os planos da Argentina, que podem incluir, por exemplo, mudanças na Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.