| 20/11/2009 09h24min
Uma falha no sistema de check-in da TAM provocou o atraso de quase metade dos voos da companhia nessa quinta, dia 19. Os problemas começaram pela manhã, atingindo principalmente os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, ambos em São Paulo, que são os mais movimentados do país. Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, os passageiros tiveram de enfrentar dificuldades adicionais por causa do mau tempo.
Segundo informações da Infraero, até as 13h, 171 dos 379 voos programados pela empresa atrasaram mais de meia hora – ou seja, 45,1%. Os problemas da TAM tiveram efeito cascata. Considerando as outras companhias, os atrasos, no final da manhã, atingiram o pico de 23%. A média dos últimos meses têm sido de 10%. À noite, a situação havia melhorado, mas apenas um pouco. Os atrasos na TAM recuaram para 39,4% até as 21h.
No final do dia, a companhia divulgou nota informando que as decolagens foram normalizadas nos dois aeroportos paulistas a partir das 14h, com os voos partindo nos horários programados, mas alertou que ainda estavam ocorrendo atrasos em outras cidades. Segundo a TAM, que é líder no mercado nacional, com cerca de 44% de participação, complicações técnicas prejudicaram a realização do check-in, que teve de ser feita manualmente – o que gerou filas. A empresa acrescentou que não mudou a plataforma tecnológica que utiliza para fazer o check-in.
Clientes relatam dificuldades para a compra de bilhetes
Desde o último fim de semana, nos dias 14 e 15, consumidores têm encontrado dificuldades para comprar bilhetes e fazer reservas no site e nas lojas da empresa. A TAM havia informado que o sistema de compras online estaria indisponível no sábado e no domingo, para troca da plataforma tecnológica. Mas usuários e agentes de viagens continuaram relatando problemas até essa quinta, dia 19.
– Está muito difícil para todo mundo, mas não há nada a fazer senão esperar. A normalização das vendas é de interesse da própria empresa – disse Leonel Rossi Jr., diretor da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
Procurada por Zero Hora, a assessoria de comunicação da TAM informou que não havia registrado reclamações de consumidores sobre problemas nas reservas, mas que iria fazer consultas internas. Até as 20h15min de quinta, não houve retorno.
A Agência Nacional de Aviação, órgão que regulamenta a aviação brasileira, explicou que está acompanhando a apuração da TAM sobre as causas que provocaram a pane no sistema de checagem de embarque de passageiros. Sobre as dificuldades registradas pelos consumidores na reserva de bilhetes, a assessoria de comunicação da agência informou que as regras, atualmente em processo de revisão, não preveem penalidades para esses casos.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.