| 17/11/2009 21h24min
A chefe de Estado da Argentina, Cristina Kirchner, viajou hoje a Brasília, onde será recebida na quarta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no momento em que os dois países passam por novos conflitos comerciais.
A reunião entre Lula e Cristina está dentro do mecanismo de consultas semestrais estipulada pelos dois no final de 2007, a fim de dinamizar o processo de integração bilateral e no Mercosul, bloco que Brasil e Argentina compartilham com Uruguai e Paraguai.
Além das dificuldades no comércio bilateral, os líderes também discutirão projetos de cooperação nas áreas de energia nuclear, espacial, ciência e tecnologia, infraestrutura e migrações, segundo fontes oficiais brasileiras.
A reunião entre Lula e Cristina acontecerá depois que os dois foram anfitriões do presidente de Israel, Shimon Peres, e quando o presidente brasileiro espera a visita do chefe do Estado iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, prevista para o dia 23 deste mês.
A Argentina mantém congeladas suas
relações com o Irã desde a década passada, por causa de suspeitas de cumplicidade do governo iraniano com os atentados contra a Embaixada de Israel em Buenos Aires, em 1992, e contra a associação judaica Amia, em 1994.
A Justiça argentina reivindica há anos a captura e extradição de vários iranianos, entre eles o ex-presidente Ali Akbar Rafsanjani, o ex-chanceler Ali Akbar Velayati e o atual ministro da Defesa, Ahmad Vahidi, entre outros acusados de cumplicidade com grupos terroristas acusados pelo ataque à Amia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.