| 21/09/2009 07h57min
Na última semana, os indicadores da Archer Consulting demonstraram que o mercado anda nervoso. Considerando uma variação em cinco dias, com o percentual do fechamento do dia, o índice para o açúcar chegou a 20,8%.
– A última vez que vimos isso acontecer foi no final de 2008 e logo os preços foram corrigidos para baixo, com índices médios de 12%. Isso significa que o mercado anda pesado, mas os preços ainda devem sofrer alteração – avalia Arnaldo Corrêa, gestor de risco da Archer.
As curvas de preço do açúcar e do etanol deverão continuar se ajustando. Existe espaço para os preços do etanol subirem pelo menos 10% para equilibrar o custo de produção e o custo financeiro.
Entretanto, o mercado interno de açúcar vem apresentado uma subida espantosa, de acordo com os índices ESALQ.
– A coisa está delicada para os transformadores, consumidores de açúcar na indústria alimentícia e de bebidas, que não aproveitaram os preços baixos. Sem dúvida que terão que pagar pelo açúcar e, consequentemente, terão que repassar parte desses custos para o consumidor final – avalia Arnaldo.
AGÊNCIA SAFRASGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.