| 15/07/2009 16h37min
A recessão que começou nos Estados Unidos em dezembro de 2007 pode estar perto do fim, mas a recuperação, provavelmente, será muito lenta e as dificuldades para encontrar emprego podem durar anos, disse nesta quarta, dia 15, o Federal Reserve (FED, o banco central americano).
A entidade divulgou um resumo do que foi discutido nos dias 23 e 24 de junho, durante a reunião de seu Comitê de Mercado Aberto.
— A maioria dos participantes (na reunião) considerou que a economia ainda está bastante frágil e é vulnerável a futuros transtornos adversos. Embora as condições do mercado financeiro tenham melhorado, o crédito continua sendo restrito em muitos setores — informaram as atas.
Os responsáveis pela política monetária dos Estados Unidos debateram intensamente sobre a compra de mais bônus do Tesouro como parte de seu plano para manter baixos os juros a longo prazo.
Desde o fim do ano passado, a autoridade monetária mantém a taxa básica de juros, de curto prazo, entre 0% e 0,25%. O Comitê chegou à conclusão de que o melhor era manter sem mudanças o programa de compra de bônus do Tesouro e dívida hipotecária.
— Embora uma expansão destas compras possa dar um apoio adicional à economia, os efeitos de compras mais amplas de ativos, especialmente de títulos do Tesouro, sobre a economia e as expectativas de inflação são incertos — segundo as minutas.
Os presidentes do FED se preocupavam com que o gasto dos consumidores pudesse voltar a cair assim que se dissipassem os benefícios temporários dos cortes de impostos incluídos no pacote de US$ 787 bilhões aprovado pelo Congresso e promulgado pelo presidente Barack Obama em fevereiro.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.