| 25/06/2009 09h31min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o FMI e o Banco Mundial (Bird) não podem ser condomínios dos Estados Unidos e da União Europeia. Lula fez a declaração durante recepção à presidente das Filipinas, Gloria Arroyo, em Brasília. Ele voltou a defender a reforma das instituições internacionais.
Para Lula, a crise mostrou a necessidade de uma nova ordem internacional. Segundo o presidente, o mundo não pode ser regido por um clube de sete ou oito países e as organizações políticas e econômicas não podem mais ignorar a importância dos países em desenvolvimento.
Lula defendeu também a reforma da ONU e agradeceu o apoio das Filipinas para que o Brasil tenha uma vaga permanente no Conselho de Segurança.
Durante o encontro com a presidente Gloria Arroyo, foi assinado um memorando de entendimento no agronegócio em diversos segmentos. Lula destacou, principalmente, as possibilidades de cooperação no setor de biocombustíveis.
Mas o setor de carne suína ficou decepcionado
com o encontro. A indústria esperava que fosse oficializada a abertura do mercado filipino para o produto do Estado de Santa Catarina, o que não ocorreu. Segundo o Ministério da Agricultura do Brasil, o governo das Filipinas manifestou o interesse, mas disse que ainda vai analisar a questão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.