| 22/10/2008 13h01min
A Casa Branca convocou para 15 de novembro em Washington a cúpula financeira na qual os líderes do G20 discutirão como enfrentar a crise e evitar outras no futuro, disse nesta quarta a porta-voz presidencial, Dana Perino.
O G20 é o grupo formado pela União Européia (UE), membros do G8 (os sete países mais desenvolvidos e a Rússia), China e Índia, além de outras nações em desenvolvimento, entre elas Brasil, Argentina e México. O Brasil preside o grupo, que foi criado em 1999, depois da ultima crise financeira mundial.
A cúpula será a primeira de uma série de reuniões nas quais os líderes analisarão como enfrentar a atual crise, que ameaça gerar uma forte desaceleração mundial, e, especialmente, como evitar outras no futuro. Perino disse que, nestas reuniões, serão criados grupos de trabalho que estudarão as reformas institucionais e regulatórias necessárias aos mercados financeiros.
A primeira reunião, em Washington, terá como objetivo estudar as
causas que levaram à atual crise
financeira, assim como as medidas que foram tomadas para conter a queda dos mercados. Também serão feitas recomendações a serem estudadas nas reuniões seguintes.
A Casa Branca, segundo Perino, realizará um jantar com os líderes em 14 de novembro, e no dia seguinte acontecerá a cúpula, em um lugar das redondezas de Washington que ainda não foi concretizado.
Esta cúpula foi anunciada no fim de semana passado, durante um encontro em Camp David entre o presidente americano, George W. Bush, o líder francês, Nicolas Sarkozy, e o chefe da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso.
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.