| 20/10/2008 18h42min
O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou nesta segunda-feira a aprovação de um crédito extraordinário de 10 bilhões de euros (US$ 13,3 bilhões), ampliáveis para 30 bilhões de euros, para permitir a compra de ativos de entidades financeiras. Em discurso no Parlamento para validar as medidas de apoio aos bancos, Zapatero também antecipou que o Banco Central Europeu (BCE) enviou ao Executivo espanhol um "relatório propício" sobre as medidas.
O chefe de governo informou que a habilitação dos créditos necessários para completar a dotação máxima do fundo para compra de ativos, de 50 bilhões de euros, será incluída na tramitação parlamentar do orçamento geral do Estado para 2009. O presidente lembrou que, a partir deste ano, pode-se aprovar até 100 bilhões de euros, embora não concretizou qual será o valor máximo durante 2009.
Segundo Zapatero, além das medidas urgentes tomadas na Espanha e no resto da União Européia (UE) é necessária uma
reforma da regulação e da
supervisão bancária. O presidente considerou necessário que se assegure a coordenação dos diferentes supervisores, e neste sentido avaliou positivamente a iniciativa da Comissão Européia de formar um grupo de especialistas que promovam a coordenação em escala continental.
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.