clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/10/2008 14h42min

EUA pedem que bancos aceitem intervenção pública

Programa do Tesouro comprará entre 1% e 3% dos ativos das entidades

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) pediu nesta segunda-feira às entidades financeiras que aceitem a compra de suas ações por parte do governo, um programa voluntário com o qual, segundo o departamento do Tesouro, o contribuinte pode até ganhar dinheiro.

Em comunicado conjunto, o Fed e outras agências reguladoras pediram às instituições financeiras do país que participem do programa do Tesouro, que comprará entre 1% e 3% dos ativos dessas entidades.

Este foi apenas um dos detalhes das normas que regerão o chamado "Programa de Compra de Capital", divulgado hoje pelo governo. As instituições que queiram obter essa injeção de dinheiro terão que apresentar solicitação até 14 de novembro.

O secretário do Tesouro, Henry Paulson, já convenceu nove bancos grandes do país a aceitar a entrada do governo em seu capital. Além disso, recebeu "amostras de interesse de um grupo amplo de bancos de todo tamanho", explicou em entrevista coletiva.

Paulson afirmou que a compra pública de ações deve produzir benefícios para o contribuinte.

- Este é um investimento, não uma despesa, e não há razão para crer que este programa custará nada aos contribuintes - alegou Paulson, afirmando que o erário receberá "uma rentabilidade razoável" por suas ações.

O governo destinará à compra de participações US$ 250 bilhões, dos quais metade aos nove grandes bancos já integrados ao programa. O dinheiro virá do fundo de US$ 700 bilhões aprovado pelo Congresso para restabelecer a normalidade nos mercados financeiros.

- Este programa está desenhado para atrair uma participação ampla por instituições saudáveis, de modo que também atraia capital privado a elas - acrescentou Paulson.

Para participar, as instituições financeiras terão que apresentar uma solicitação à agência reguladora que tenha jurisdição em seu setor de negócio. Esta agência revisará a solicitação e a enviará ao departamento do Tesouro, responsável pela decisão final.


Entenda a crise

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.