Florianópolis 283 Anos | 23/03/2009 19h31min
Para desafogar o trânsito em Florianópolis deve haver a integração de vários meios de transporte, o que exige prazo e investimentos. Nenhum dos atuais projetos — metrô de superfície, transporte aquaviário, teleférico ou a construção de mais uma ponte — dá conta da demanda de transporte da Capital sozinho. A solução para os congestionamentos de Florianópolis foi o tema de um chat nesta segunda-feira, aniversário da cidade, no diario.com.br.
Participaram do debate o engenheiro de trânsito Severino Soares, um dos autores do projeto da quarta ponte; o presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Átila Rocha dos Santos, defensor do metrô de superfície; o presidente do Instituto Marinas do Brasil, Cláudio Brasil do Amaral, que aposta no sistema aquaviário; e o engenheiro Daniel Montagner, um dos autores do projeto do teleférico.
Oitenta internautas enviaram perguntas e tiraram suas dúvidas sobre os projetos apresentados. Confira a íntegra do
debate.
Os principais projetos alternativos |
Quarta ponte |
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O projeto: elaborado pela Empresa Sulbrasileira de Serviços de Engenharia (Esse) e Sociedade Técnica de Estudos, Projetos e Assessoria (Sotepa), engloba a construção de uma ponte entre as duas já existentes e a quadruplicação da Via Expressa. Está em fase de discussão Custo: de R$ 300 a R$ 350 milhões Percurso: travessia entre Ilha e Continente Capacidade: duplicaria a capacidade da Via Expressa e aumentaria a capacidade da travessia em 50% Fonte: Severino Soares Silva, engenheiro de trânsito e um dos autores do projeto |
Transporte aquaviário |
O projeto: engloba um píer turístico (foto) e o transporte coletivo. A marinas do Brasil consultoria fez o planejamento náutico e o projeto arquitetônico. A prefeitura ainda não liberou a área para a Santur, contratante deste projeto Custo: cerca de R$ 12 milhões para a construção da estrutura da água e das estações. Não inclui o valor dos veículos Percurso: em partes do Norte da Ilha, como Ponta das Canas e Canasvieiras. No Continente, entre São José e Palhoça, Biguaçu e Coqueiros e demais pontos abrigados Capacidade: estimativa de 34 mil pessoas por dia Fonte: Silvio dos Santos, gerente de infraestrutura aquaviária da Secretaria de Infraestrutra do Estado |
Metrô de superfície |
O projeto: estudos de viabilidade técnica-econômica estão concluídos, mostrando trechos possíveis de implantação Custo: em torno de R$ 30 milhões por quilômetro. Primeiro trecho tem em torno de seis a sete quilômetros. O custo de adaptação da Ponte Hercílio Luz não se inclui no projeto, pois a reforma que está sendo feita é suficiente para o metrô Percurso: seriam dois. Um parte de Barreiros (garagem dos veículos), passa pela Beira-Mar Continental, Ponte Hercílio Luz e retorna pelo Largo da Alfândega. O outro parte da Praia Comprida, passa pela Avenida Ivo Silveira, atravessa a Ponte Hercílio Luz, até o Largo da Alfândega Capacidade: a definição da quantidade e frequência só será possível após os projetos finais de engenharia Fonte: Romualdo de França Jr., presidente do Deinfra |
Sistema Teleférico Integrado (Sisteli) |
O projeto: os estudos conceituais, inclusive locação das estações, estão concluídos. O projeto está pronto e é de conhecimento dos governos municipal e estadual. Tem o apoio do Crea, UFSC e Acif Custo: R$ 700 a R$ 800 milhões, pagos integralmente pela iniciativa privada. Investidores já se apresentaram por meio de cartas de intenção, demonstrando interesse no empreendimento Percurso: partiria do Continente, passando pelo Centro, UFSC, Lagoa da Conceição e Joaquina Capacidade: cerca de 60 mil passageiros por dia Fonte: Engenheiro Daniel Montagner, um dos autores do projeto |
temos duas universidades de engenharia, em florianopolis. SUGESTAO: REALIZAR UM CONCURSO, ONDE SERIA, PREMIADO, OS MELHORES PROJETOS, E TRABALHOS, (NOME: FUTURO FLORIPA), EM QUE OS MELHORES ALUNOS, QUE APRESENTASEM OS MELHORES PROJETOS, PARA A MELHORIA, DE AGUA, ESGOTO, E TRANSPORTE, GANHA PREMIOS: 1 LUGAR, 2 LUGAR, E 3 LUGAR. POIS ELES, ESTARIAM AJUDANDO, A CAPITAL, E IA PROMOVER UMA DISPUTA, QUE IRIA, APIMENTAR, A BUSCA POR CONHECIMENTO.
algo, que tambem poderia, ser feito, para melhorar o acesso, a universidade, seria, tornar, a rua:DEPUTADO ANTONIO EDU VIEIRA, MAO UNICA, SENTIDO; PREF. WALDEMAR VIERA-UFSC. E A OUTRA CAPITAO ROMUALDO DE BARROS TAMBEM, ASSIM UMA IRIA EM DIRECAO UFSC, E A OUTRA SERIA O RETORNO PARA O CENTRO. POIS NAQUELE LOCAL, MUITAS PESSOAS SOFREM NOS HORARIOS DE AULA, E RUIM TANTO PARA MORADORES, COMO PARA ESTUDANTES. ESTA SUGESTAO, QUE DEI, IRIA TORNAR, MAIS RAPIDO E EFICIENTE, O TRANSITO NO LOCAL. E NO TAO MAL FALADO, TREVO, DA SETA, ATE SAIR O PROJETO, PARA CONSTRUIR ELEVADO, PODERIA, SER FEITO, UM TREVO, ESTILO DE BR, E NAO COMO ESTA AGORA, QUE PESSOAS TEM QUE ATRAVESSAR UM NA FRENTE DO OUTRO
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