| 13/04/2007 10h39min
Muito se debate a questão do calendário do futebol brasileiro. Várias competições, datas conflitantes, um problema que também atingia o futsal gaúcho. Mas a unificação dos Estaduais Ouro e Prata parece ter resolvido o problema. A fase classificatória começa neste sábado. A iniciativa da Federação Gaúcha de Futsal é uma alternativa para acabar com o conflito com a Liga Nacional.
Como o Rio Grande do Sul tem cinco representantes na competição, era complicado conciliar o agendamento de jogos e o intervalo entre eles no regional. Sem contar o desgaste físico sofrido por ACBF, Atlântico, Cortiana/UCS, John Deere e Ulbra, que participam de ambos os torneios.
– A Liga vai de abril a setembro, e esses cinco clubes têm que participar do Estadual, o que implicaria em um prejuízo técnico muito grande. A federação optou que eles ingressassem só depois da fase de classificação, que englobará todos os times da Ouro e Prata – explica o presidente da entidade, Léo Fraga. – Estamos vendo essa mudança como uma saída para melhorarmos a competição. Nos últimos anos, enquanto jogávamos a Série Ouro e a Liga, muitas equipes ficavam entre 30 e 40 dias sem jogar, enquanto os times da Liga jogavam demais – analisa Neomar Antônio Aimi, o Gringo, diretor de futsal da John Deere, atual campeão do Estadual.
Além de ser bem aceita por estes cinco clubes, a medida também foi aprovada pelos demais, que não ficarão parados durante o primeiro semestre. Um bom exemplo é o do Pelotas, campeão do Estadual Prata em 2006. O time tinha o direito de entrar no campeonato apenas na fase decisiva, mas preferiu disputar a classificatória.
– Havia um desgaste muito grande esperando os times da Liga. Foi melhor aceitar a fórmula da federação e continuar jogando, até porque outras equipes da própria Série Ouro preferiram disputar a classificatória – afirma Carlos Fernando Neto, diretor de futsal do Pelotas.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.