| 29/08/2009 11h37min
Além de mostrar sua melhor produção, os agropecuaristas terão oportunidade de discutir o futuro do setor na série de debates promovidos na Casa RBS, durante a Expointer, em Esteio (RS).
A abertura será com o Seminário Federasul de Sustentabilidade – Comércio e Serviços no Agronegócio, que reunirá na tarde deste sábado, dia 29, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO), além de líderes do agronegócio do Rio Grande do Sul. A promoção é do Canal Rural e da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).
Principal tema dos debates deste ano, a produção sustentável no campo passa por temas polêmicos que devem marcar a Expointer 2009, como a revisão dos índices de produtividade para fins de reforma agrária, cuja divulgação deve ocorrer durante da feira, apesar da forte resistência. Outro assunto controverso é o Código Ambiental, que deve disciplinar o avanço do plantio de soja.
Além de Cassel e Caiado, estarão na feira no final de semana o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Kátia Abreu. A palestra de Cassel, que terá Caiado como debatedor, contará com a participação do presidente da Federasul, José Paulo Cairoli, que destaca o tema Comércio e Serviços no Agronegócio.
– Hoje, é muito evidente que, quando a atividade primária vai bem no Interior, todo o comércio tem grande crescimento econômico. Por isso, é importante que tenhamos mais oportunidades de debater com o ministro do Desenvolvimento Agrário – afirmou.
Para Cairoli, também devem permear os debates sobre sustentabilidade questões como a consciência ambiental do consumidor.
– É preciso ver a importância desses comportamentos, do consumidor que dá um recado quando paga mais caro por produtos orgânicos do que pelos não orgânicos – exemplifica Cairoli.
ZERO HORA