| 28/08/2009 16h23min
Na data reservada para os produtores de arroz na Expointer 2009, o Canal Rural e seus parceiros promovem discussões sobre a situação atual e as expectativas de comercialização do grão. O Dia do Arroz é nesta segunda, dia 31.
O Rio Grande do Sul, principal produtor de arroz do país, começa a se destacar como exportador. Nos fóruns, especialistas falam de novas tecnologias e mercados para incrementar a produção gaúcha.
No Fórum Canal Rural Produzir com Sustentabilidade – Desafios e Oportunidades os participantes discutem a sustentabilidade da produção das lavouras de arroz, sob o ponto de vista ambiental e econômico. O que mais prejudica o lucro do produtor atualmente são as plantas daninhas, cada vez mais resistentes, exigindo maior quantidade de herbicidas.
Os professores da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Aldo Merotto Jr. e Cimélio Bayer apresentam problemas enfrentados pelos produtores gaúchos e mostram algumas soluções. O produtor José Matias, da cidade de Mostardas, conta como está evitando o arroz vermelho na sua lavoura através de técnicas como rotação de culturas e lâmina permanente de água.
O Fórum Tecnologias mais Limpas nas Lavouras de Arroz complementa o debate, mostrando novas técnicas capazes de aumentar o lucro do produtor sem descuidar do meio ambiente. Esse é o tema de Cláudio Mundstock, consultor do Instituto Riograndense do Arroz, que apresenta as vantagens de um uso eficiente de recursos naturais e de insumos agrícolas mais limpos.
O produtor Darci Ênio Rohde, de Rosário do Sul, fala de uma experiência nova: a rotação do arroz com a soja. A técnica, muito eficiente para evitar a infestação do arroz vermelho, era até pouco tempo considerada inviável. Pensava-se que a soja não se adaptaria à várzea e, caso fosse possível cultivá-la nesse meio, traria prejuízo. Nas lavouras de Rosário do Sul, o agricultor está conseguindo não só desenvolver as plantas de soja, como ter lucro com essa cultura.
A chegada do Rio Grande do Sul no mercado internacional de arroz é tema do fórum Arroz da Lavoura ao Navio. Profissionais que atuam no mercado discutem o que é preciso ser feito para ampliar a comercialização do produto para o exterior. Luciano Scoccimarro, diretor para América Latina de negócios do arroz da empresa Dreyfus, apresenta uma análise histórica da produção gaúcha e fala das previsões de negócios para os próximos cinco anos, além de apresentar o potencial gerador de empregos e desenvolvimento da produção e beneficiamento do arroz.
O produtor Mário Petry, de Tapes, conta como conseguiu se tornar um exportador pioneiro e de que maneira o Brasil está se colocando no exterior como um novo fornecedor. O fórum conta com a mediação do diretor comercial do IRGA, Rubens Pinho Silveira.
Gastronomia
Além de fóruns e discussões, a Casa RBS tem um espaço especial para a divulgação do produto. Às 9h
desta segunda, os visitantes podem se deliciar com a
distribuição de biscoitos, macarrão, pipocas e outras guloseimas à base de arroz.
É possível também conhecer novidades da indústria cosmética, que apresenta hidratantes e outros produtos de beleza feitos com o grão. Ao meio-dia, o Espaço Gourmet Blue Ville oferece um almoço especial com pratos feitos com especialidades da marca.
CANAL RURAL